A proprietária da Casa de Ração Fazendinha, Daniele de Paula Silva, já está aplicando no seu negócio os conhecimentos adquiridos no curso “Como melhorar a gestão e a lucratividade do seu negócio - pet shop e casa de ração”, promovido na Semana do Microempreendedor Individual (MEI). Localizada no bairro São Caetano, a Casa de Ração conta com seis funcionários e foi inaugurada em 2015. Daniele procurou a Sala Mineira do Empreendedor no intuito de melhorar a gestão no seu trabalho. “Já comecei a fazer o controle das informações, melhorando o processo de compras e criando estratégias para fidelizar os clientes. Entre a venda de ração, produtos veterinários e pet shop, atendo cerca de 600 pessoas por mês e já consegui detectar que o meu maior lucro está no pet shop. Eu achei bastante útil o curso, pois nos estimularam a pensarmos no lucro, mas também na carga tributária, fiscal e alvarás. Tudo isso com um passo a passo muito didático”, disse.
Daniele é uma das centenas de empreendedores que participaram da Semana do MEI, promovida pelo Sebrae em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Os cursos ocorreram de 14 a 17 de maio e a Sala Mineira do Empreendedor ofereceu diversas oficinas destinadas aos microempreendedores de floriculturas, pet shop´s e salões de beleza. Foram abordadas as áreas de finanças, contabilidade, salão parceiro, gestão, segurança, legislação tributária, entre outras.
O diretor e consultor da Enovacon Gestão Contábil e Empresarial, Adeilson Carlos Mendes, ressaltou que para ter estratégia, é necessário seguir três passos: decidir o que fazer, fazer e analisar o resultado. Para ele o controle também deve ter três características: ser útil, prático e econômico. “80% dos empresários erram na decisão do que fazer. Outro erro é a falta de controle, de conhecimento dos números da empresa, do quanto ganham e gastam e principalmente onde está a maior receita. O primeiro passo para mudar é assumir que não faz o controle. Muitos se enganam por achar que ganham um valor, mas não se baseiam no planejamento e conhecimento real dos valores. As boas decisões vêm de boas informações. As boas informações, vêm de bons controles internos”, disse.
Para a superintendente de Apoio ao Empreendedor e Pequenos Negócios, Cristina Romero, a Sala Mineira é um espaço aberto para receber aqueles que já são empresários e os que desejam empreender. Todos os cursos oferecidos são gratuitos, além da prestação de assessorias e consultorias que podem fazer qualquer negócio crescer. “A Semana do MEI movimentou a Sala Mineira e, entre empreendedores que visitaram a Sala pela primeira vez e aqueles que já são frequentes nos cursos, percebemos que uma carência de capacitação vem sendo suprida pelos cursos oferecidos. Nosso intuito é que os cidadãos possam melhorar suas rendas e oferecer cada vez mais serviço de qualidade à população”, destacou.
A Sala Mineira do Empreendedor fica no prédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Rua Haeckel Ben-Hur Salvador, 180, Cinco- Contagem-MG). Fique por dentro da programação da Sala Mineira acessando o portal contagem.mg.gov.br ou a página Contagem Pró-ISO no Facebook.