Lançado pela Prefeitura de Contagem em 2025, o Programa de Incentivo à Permanência e Aprendizagem (Pipa) busca enfrentar, de forma estruturada, os principais desafios da educação básica, especialmente em relação à evasão escolar, à defasagem de aprendizagem e às desigualdades educacionais. Com foco em permanência, qualidade e equidade, o Pipa apresenta um conjunto de ações integradas que visam promover o sucesso escolar de todas as crianças e estudantes da rede pública.
O Pipa reforça o compromisso diário da gestão municipal em trabalhar pela melhoria na qualidade do ensino e pelo desenvolvimento de crianças e estudantes. Uma das principais frentes de atuação do programa é a alfabetização, sobretudo a alfabetização na idade certa.
Contagem tem se destacado na alfabetização, sendo reconhecida, em 2024, como a segunda cidade brasileira, com mais de 500 mil habitantes, a apresentar maior avanço no índice de alfabetização, conforme o Índice Criança Alfabetizada, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), que envolveu 2 milhões de estudantes de 42 mil escolas, em 5.450 municípios.
Para reforçar as ações de incentivo à alfabetização, a Prefeitura lançou o Programa de Reforço Escolar, como parte do PIPA, que leva aulas de reforço em português matemática e alfabetização para quase 1.700 estudantes do 3º ao 9º ano do ensino fundamental.
O Programa de Reforço Escolar funciona fora do turno de matrícula do estudante, com horários dinâmicos que permitem às famílias o acesso às aulas, de forma gratuita e voluntária. As aulas são distribuídas em pequenos grupos, o que permite um atendimento mais individualizado e acolhedor, refletindo em maior envolvimento do estudante.
Neste ano, durante visita à Escola Municipal Dona Cordelina da Silveira Mattos, na Sede, para acompanhar o andamento do reforço, a prefeita Marília Campos destacou que o envolvimento da comunidade escolar é essencial para a melhoria na aprendizagem. “Queremos que todos tenham a oportunidade de aprender no espaço escolar. É com essa motivação das crianças, adolescentes, pais e mães que transformamos a nossa cidade em um grande espaço de aprendizado dentro das escolas públicas municipais”.
Avaliações e diagnósticos
Outra importante frente de atuação da Prefeitura, para garantir a alfabetização dos estudantes da rede municipal, é a aplicação de avaliações e diagnósticos. Dessa forma, são estabelecidas as metas, estratégias e políticas públicas da educação. Em 2025, a Secretaria de Educação tem participado de uma série de avaliações que permitem diagnosticar os estágios de alfabetização dos estudantes da rede.
A avaliação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) é realizada em parceria entre os governos federal, estadual e municipal e voltado a crianças do 2º e 5º ano. Ela foi realizada em junho e novembro, alcançando todas as escolas de ensino fundamental, com testes de leitura e escrita, matemática, e fluência em leitura.
Outra avaliação realizada, em novembro, nas escolas municipais foi do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), do Ministério da Educação (MEC), voltada para estudantes do 2°, 5° e 9° anos, com testes de língua portuguesa e matemática. A Seduc promoveu, em junho, um simulado do SAEB na rede municipal.
Também em novembro ocorrem as avaliações do Sistema Mineiro de Avaliação da Equidade da Educação Pública (SIMAVE), do governo estadual, em todas as escolas com estudantes do 2°, 5° e 9° anos, com testes de língua portuguesa, matemática e fluência em leitura.
Com o resultado das avaliações é feita a elaboração de planos de ação, cujo foco seja a utilização dos dados para a melhoria da aprendizagem, com acompanhamento pedagógico nas escolas.









