A Prefeitura de Contagem realiza, quinzenalmente, o “Pop Rua, uma ação intersetorial voltada ao acolhimento da população em situação de rua, que acontece às quartas-feiras, pela manhã, na região Riacho. A atividade é deliberada pelo Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) e supervisionada pelo Comitê Intersetorial, composto por representantes de todos os órgãos da administração municipal. A ação envolve a participação da Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio da equipe da Assistência Social da Regional Riacho, e da Secretaria de Limpeza Urbana, garantindo um trabalho conjunto que alia cuidado social e a ordem do espaço público.
Durante a ação, são ofertados diversos serviços socioassistenciais à população em situação de rua, como encaminhamento para o Abrigo Bela Vista, Casa de Passagem e Centro Pop, equipamentos municipais que oferecem acolhimento, atendimento social e suporte para que essas pessoas possam reconstruir suas trajetórias e sair das ruas de forma digna e segura.

Antes e depois da ação. Fotos: Divulgação Administração Regional Riacho
“Toda semana o caminhão da limpeza urbana está no local, recolhendo os inservíveis na extensão da avenida Francisco Firmino de Matos, dentro da Rio Volga até a praça dos Angicos na Vila Rica. A equipe da Assistência Social faz a abordagem oferecendo os serviços de assistência, seja para casa de passagem, seja para o Abrigo Bela Vista, o Centro Pop, e também o Ele Clama, que é um local de recuperação. É um trabalho que tem causado um efeito positivo em nosso território”, explica o gerente de Direitos Humanos e Assistência da Regional Riacho, Heitor Lucas.
Quando há recusa da oferta de acolhimento, a equipe de Limpeza Urbana atua na sequência, realizando a limpeza da área e o recolhimento de materiais inservíveis acumulados, contribuindo para a preservação da saúde pública e da manutenção da cidade limpa e organizada.
“A Assistência Social participa das ações de zeladoria do SEAS justamente para garantir que, junto com a organização dos espaços públicos, sejam também ofertadas as políticas de proteção e cuidado às pessoas em situação de rua. Nessas ações, as equipes voltam a ofertar todos os serviços socioassistenciais do município, como vagas em abrigos, alimentação nos restaurantes populares, e o acompanhamento técnico e psicossocial realizado pelo Centro POP, que é a unidade de serviços especializados para essa população”, esclarece o diretor de Proteção Social Especial de Média Complexidade (SMDSSA), Ivan Filipe Almeida dos Santos.
“Nesse serviço, fazemos encaminhamentos para emissão de documentos, atualização cadastral e acesso a benefícios sociais, além de orientações sobre saúde, trabalho e renda e sobre os direitos e deveres de convivência nos espaços públicos. Desde o início dessas ações fixas no território do Riacho, dezenas de pessoas aceitaram acolhimento em abrigos ou conseguiram superar a situação de rua a partir do acesso a serviços e benefícios. Isso mostra que o trabalho articulado entre as secretarias é essencial para construir trajetórias reais de saída das ruas”, completa o diretor.
De acordo com o comitê responsável, a ação tem como foco principal garantir o acesso da população em situação de rua aos serviços públicos, fortalecendo a rede de proteção social e promovendo a cidadania.









