Depois de muito estudo, pesquisa e criatividade, os alunos da Funec apresentaram seus projetos e trabalhos na Feira de Iniciação Científica e Tecnologia da Funec. A Fecitec 2025 começou ontem, terça-feira (11/11), no Big Shopping, reunindo 29 projetos desenvolvidos por estudantes de todas as unidades da Fundação de Ensino de Contagem. O evento, que segue até essa quinta-feira (13/11), das 9h às 19h, é aberto ao público e apresenta projetos inovadores nas áreas de saúde, meio ambiente, tecnologia e sociedade, mostrando que a sala de aula pode promover ensino de qualidade, além de ideias tecnológicas e transformadoras socialmente.
Realizada há mais de 15 anos, a feira é importante para a iniciação científica na formação dos estudantes do ensino médio técnico, estimulando o pensamento crítico, a autonomia e a curiosidade científica. Neste ano, cerca de 60 trabalhos foram inscritos, e 29 projetos foram selecionados para apresentação na Fecitec, que é um dos mais importantes eventos educacionais do município e tem como missão divulgar e valorizar os projetos de iniciação científica desenvolvidos pelos alunos da Funec.
“Sempre, como a gente faz tudo na Funec, com garra e coragem. A Fecitec é a prova de que a educação de Contagem dá frutos concretos, forma talentos e constrói oportunidades. A cada edição, vemos os nossos estudantes brilhando e nos enchendo de orgulho”, destacou Renata Lauriano, presidente da Funec.
Durante a abertura, a vice-presidente da Funec, Telma Fernandes, ressaltou o percurso de amadurecimento da feira e o empenho das equipes. “Essa feira é resultado de um processo que começou há muitos anos, quando demos os primeiros passos da iniciação científica na Funec, lá em 2008. Hoje, temos estudantes que nasceram junto com essa história. Ver esse crescimento é motivo de muita alegria. A feira traduz o que acreditamos: uma educação pública de qualidade, integral e transformadora, que une teoria e prática e forma cidadãos críticos e criadores de conhecimento”, destacou.
Ela ainda lembrou ainda que a Funec é a única instituição municipal do país que oferece ensino médio técnico com bolsas de iniciação científica, sustentando um projeto educacional público de excelência. Entre os 29 projetos apresentados, há soluções criativas para problemas reais. Na área de tecnologia e inovação, o projeto “Beth: Sua Inteligência Artificial de Cuidado” desenvolveu um robô assistente voltado para o bem-estar de idosos, enquanto o “Chatbot Calouros Help” criou um assistente digital capaz de responder dúvidas sobre vestibulares e processos seletivos. Já o “Simae”, sistema de monitoramento e alerta de enchentes, e o “EcoAlert”, que detecta a qualidade do ar em tempo real, mostrando a preocupação dos alunos com temas ambientais e de segurança pública.
Na área da saúde e biotecnologia, destacam-se projetos como a análise comparativa de proteínas tumorais de ovário, desenvolvido com parceria da UFMG; o desenvolvimento de adesivos biocompatíveis à base de quitosana e curcumina; e o “PHFarma”, que criou um sensor de pH com Arduino para aplicações farmacêuticas. Outros trabalhos propõem soluções sustentáveis, como protetores solares naturais com cúrcuma, spray natural contra a dengue e cremes com conservantes vegetais.
No campo ambiental e social, a feira apresentou propostas como o “Ciclo Sustentável”, que transforma resíduos orgânicos em adubo por meio de compostagem escolar; o “CardBot”, que reaproveita papelão reciclado com moldes 3D; e o estudo sobre poluição luminosa em praças de Contagem, que relaciona iluminação urbana ao impacto ambiental e à astronomia. A diretora de ensino da Funec, Silvana Pontel, enalteceu a importância do processo de dedicação dos alunos. “O mais importante é o caminho percorrido. Foi um trabalho longo, de pesquisa e orientação, com resultados dignos de apresentações universitárias. A Fecitec mostra que a ciência vive e cresce dentro da escola pública”, afirmou.
A professora Bruna Lima, da unidade Centec, orientou um grupo que desenvolveu um projeto em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais. “Eles participaram de experimentos na UFMG e vivenciaram o dia a dia de um laboratório de pesquisa. Essa experiência muda a forma como enxergam o aprendizado e desperta o gosto pela ciência. Eles estão saindo do ensino médio mais preparados e com uma bagagem científica que muitos só têm na universidade”, explicou.
Durante esses três dias, os estudantes serão os protagonistas do evento e se destacarão na troca de experiências e aprendizado. Para Miguel Felipe, do projeto Calouros Help, o momento é estimulador. Ele contou que está, ainda, no primeiro ano, mas quis participar da feira. “Ela mostra que estamos aprendendo de verdade, pesquisando e criando soluções que ajudam outras pessoas. O nosso chatbot sintetiza editais de vestibulares e ajuda estudantes a entenderem melhor os editais de processos como o Enem e o Sisu.”

Projeto Calouros Help inova e orienta estudantes quanto a editais de vestibulares e processos seletivos. Foto: Selena Souza/PMC
Já Sarah Mendes Braga, da Funec Ressaca, desenvolveu o projeto sobre poluição luminosa em praças da cidade. “Pouca gente fala sobre esse tipo de poluição, mas ela afeta a observação astronômica, a saúde e o meio ambiente. Queremos que o tema ganhe mais visibilidade e que políticas públicas possam tratar dele com mais seriedade.”

Projeto sobre poluição luminosa em praças da cidade é um dos diferenciais da feira. Foto: Selena Souza/PMC
E o estudante Nathan Fernandes Salgado, do curso técnico em Farmácia da Funec Centec, destacou a importância da feira para a formação profissional dos jovens. “Essa feira é muito importante porque permite que a gente experimente o que vai ser a nossa área de trabalho, mesmo ainda no ensino médio. Os projetos são tão bem desenvolvidos que até professores com doutorado reconhecem o nível de qualidade. Isso mostra a força da educação pública de Contagem e a relevância científica do que é produzido nas nossas escolas.”
“A Fecitec é um exemplo de que o investimento em ciência transforma vidas. Cada aluno aqui representa o futuro que queremos: um futuro com mais oportunidades, com conhecimento e com compromisso social”, reforçou a presidente da instituição, Renata Lauriano.
FECITEC 2025 – Feira de Iniciação Científica e Tecnologia da Funec
Horário: 9h às 19h
Entrada gratuita









