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12 NOV 2025
EDUCAÇÃO
Projeto ‘Câmara Mirim’ leva estudantes da rede municipal à Brasília
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Evento aconteceu nos dias 29 e 30 de outubro com a presença de três estudantes da E.M. Senador José de Alencar

A participação de toda a sociedade nas discussões de leis que impactam a vida da população é muito importante. Envolver e estimular crianças e estudantes nesse debate, desde cedo, é essencial para construir uma sociedade mais justa e cidadãos com senso crítico e participação ativa nas instâncias de poder.

Desta forma, três estudantes da E.M. Senador José de Alencar, no Petrolândia, foram à Brasília participar da 20° edição do projeto ‘Câmara Mirim’, que reuniu 129 estudantes de todo o Brasil para viverem a experiência de um deputado mirim. O evento aconteceu nos dias 29 e 30 de outubro e tinha como objetivo a discussão de três projetos de lei: Proteção à infância contra adultização e exploração nas redes; Lei da Biblioteca Espacial do Conhecimento; e Lei Anti-Vape.


Estudantes da rede municipal de Contagem têm a oportunidade de vivenciar como as leis do país são discutidas e criadas. Fotos: Acervo Seduc

Professora da E.M. Senador José de Alencar, Josiene Gomes dos Santos, foi a responsável por se inscrever como educadora e selecionar estudantes para participar do projeto, com presença no plenário da Câmara dos Deputados, na capital do Brasil. “Foi um momento de levar as meninas para um espaço onde elas entendem que a democracia faz parte do nosso dia a dia. Foi fundamental mostrar que a cidadania na verdade é uma tarefa nossa. Como professora, foi uma oportunidade de mostrar o mundo de possibilidades que existem fora daqui”, relatou Josiene.

As estudantes Agatha Gabrielly, Yasmim Daniele e Julia Vitoria Batista, do oitavo ano do ensino fundamental, ficaram encarregadas de propor emendas aos PLs. Agatha Gabrielly ficou responsável pela Lei de Proteção à Infância contra Adultização e Exploração nas Redes. “Eu vejo muitas crianças/adolescentes se expondo de uma forma inapropriada na internet e eu acho isso uma coisa errada porque, na minha cabeça, a criança tem que ter lugar para brincar, criança tem que ser criança”, declarou.

Yasmim Daniele realizou emendas para a Lei Anti-Vape e relatou experiência vivida que fez nascer o interesse pelo tema. “Quando eu escolhi a Lei Anti-Vape eu pensei em uma vez que fui a uma festa e vi muitos adolescentes usando vapes. Eu fiquei intrigada para saber o que é. Então fui olhando na internet e entendendo as consequências”, ressaltou. Julia Vitoria explicou como se sentiu ao escrever sobre a Lei da Biblioteca Espacial e sobre a visita à Câmara dos Deputados. “Eu gosto muito de ciências, então escrever uma emenda para este projeto foi muito legal. É um tema muito interessante o da tecnologia espacial e foi uma oportunidade única estar em Brasília, nunca havia visitado e nem andado de avião. Nunca vou me esquecer”, celebrou.

A escolha das estudantes como representantes das escolas municipais em Brasília foi de iniciativa da professora Josiene, que destacou a importância de uma seleção responsável e consciente. “Eu sabia que as meninas tinham uma facilidade de serem críticas, pontuam determinadas coisas e refletem sobre o processo democrático, até mesmo dentro da escola. São jovens extremamente responsáveis”.

Já sobre a experiência de estar na capital do Brasil e conhecer de perto o funcionamento do legislativo federal, as estudantes foram assertivas ao relatarem uma experiência inesquecível e uma sensação única. “Foi tudo muito bom, uma experiência maravilhosa. Eu já sabia um pouco sobre como era a Câmara, mas o sentimento de estar em Brasília é muito diferente”, declarou Yasmim. Agatha, por sua vez, enfatizou ter ficado muito encantada com a sensação de ter conhecido a cidade. “É até difícil falar sobre a sensação de conhecer Brasília, foi incrível. Não só a experiência de ver a Câmara por dentro, mas também os outros lugares que visitamos”.

 
Além de propor emendas aos projetos de lei, as estudantes conhecerem a capital do país e das decisões políticas. Fotos: Acervo Seduc

Projeto ‘Câmara Mirim’

O projeto Câmara Mirim é uma ação educacional promovida pela Câmara dos Deputados que tem o objetivo de estimular a atividade legislativa entre estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental de todo o Brasil. O 'Câmara Mirim' acontece anualmente e durante o mês de outubro.

Os educadores que lecionam turmas do ensino fundamental ou coordenadores de câmaras mirins realizam a inscrição por meio do site do Plenarinho e participam de um processo seletivo.

Mais informações sobre o projeto Câmara Mirim estão disponíveis no link: https://plenarinho.leg.br/index.php/camara-mirim/

Autor: estagiária Giovanna Araújo sob supervisão do jornalista Fernando Dutra