Nesta quinta-feira (30/10), a Prefeitura de Contagem iniciou mais um mutirão de castração para atender protetores independentes, animais resgatados e moradores da região da Ressaca. Desta vez, a ação foi na CeasaMinas. A iniciativa é uma das ações desenvolvidas pela administração municipal para o controle populacional de cães e gatos do município, com o objetivo de promover o bem-estar animal, prevenir doenças e reduzir o abandono.
De acordo com a superintendente de Defesa Animal da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Mariana Licéia, mais de 2.300 animais já foram castrados em Contagem, em 2025. A superintendente destacou que o trabalho é muito importante para fortalecer as políticas públicas de proteção animal no município e que o sucesso das ações depende da participação da comunidade. “Esses mutirões são fundamentais para melhorar a saúde dos animais e evitar a superpopulação. Quando a população compreende a importância da castração e busca o serviço de forma responsável, conseguimos ampliar o alcance do programa e promover uma cidade mais consciente e comprometida com o bem-estar animal”, explicou Mariana.
Como a Ceasa abriga diversos animais comunitários, a ação também incluiu cerca de dez cães que recebem acompanhamento e cuidados da equipe ambiental do local. A analista ambiental da CeasaMinas, Gina Mantilla, foi a responsável pelo cadastro desses animais e destacou a importância da parceria com a Prefeitura para o controle populacional. “A Ceasa tem uma população residente grande e, infelizmente, casos recorrentes de abandono. Por isso, buscamos conscientizar as pessoas para que não deixem os animais aqui e, ao mesmo tempo, controlamos a população dos que vivem no entreposto. Essa ação tem sido muito positiva, pois evita o nascimento de filhotes e melhora as condições de vida dos animais que já estão no local”, explicou Gina.
Quem aproveitou a oportunidade e levou seus gatinhos para fazer o procedimento foi Marcelle Sofia Silva Bento, moradora da região da Ressaca. Ela contou que tem quatro gatos e que agora todos estão castrados por meio dos mutirões realizados pela Prefeitura. Marcelle declarou que ações como essa devem ser realizadas sempre em toda a cidade e que é fundamental que a população fique atenta e participe para que os animais tenham mais qualidade de vida. “É uma ação muito boa, porque a castração ajuda a prevenir doenças e traz mais qualidade de vida para os animais. Já participei outras vezes e sempre deu tudo certo. É a melhor coisa que a gente pode fazer pelos nossos bichinhos”, afirmou Marcelle.
Os procedimentos estão sendo realizados pela equipe da clínica veterinária DVet, parceira da Prefeitura de Contagem na execução dos últimos mutirões de castração. Além da esterilização, cães e gatos recebem roupa cirúrgica e medicação pós-operatória, o que garante um processo mais seguro e humanizado para os animais. 
De acordo com a veterinária Débora Bruschi Karmaluk, responsável técnica pela ação, a parceria com o município tem gerado resultados expressivos e conquistado a aprovação da população. Débora também ressaltou a importância da ação para a saúde e longevidade dos animais, além de seu papel na prevenção do abandono. “Já temos um tempo de parceria com a Prefeitura e, felizmente, temos conseguido realizar um número significativo de castrações, com o procedimento completo, medicação e cuidados no pós-operatório. Isso é muito importante, pois a esterilização vai além do controle populacional: ela traz benefícios diretos à saúde desses animais, prevenindo doenças e tornando-os mais tranquilos e sociáveis”, concluiu a veterinária.
O próximo mutirão de castração está previsto para acontecer na região Industrial, para os moradores que fizeram o cadastro anteriormente.









