Durante os dias 9 e 10 de maio, a Prefeitura de Contagem promoveu mais uma etapa do projeto que oferece castração gratuita para cães e gatos, dessa vez para os animais da região Ressaca. Foram atendidos 245 animais nos dois dias, totalizando 1.244 nos três mutirões de castração já realizados. A iniciativa reforça o compromisso do poder executivo na promoção do bem-estar animal, na redução da incidência de doenças e a evitar a reprodução descontrolada. O serviço é completo, além do procedimento, o tutor leva para casa todos os itens necessários para cuidar do animal no pós-operatório, como colar elizabetano ou roupinha cirúrgica, remédios e orientações.
A prefeita Marília Campos esteve no CEU das Artes da Ressaca, neste sábado (10/5), e acompanhou de perto a ação. Na oportunidade, ela conversou com os moradores e com a equipe que realizava o procedimento. “A ação tem garantido atendimento gratuito e seguro para os animais, especialmente aqueles que vivem em áreas de maior vulnerabilidade social ou foram resgatados por protetores cadastrados. É necessário cuidar dos nossos animais e que a saúde deles seja garantida e, também, como consequência, a saúde humana”, afirmou.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Geraldo Vitor, comemorou a participação da população da Ressaca e explicou que a ação integra um programa de controle populacional, que está sendo realizado pela Prefeitura e que visa reduzir o número de animais abandonados nas ruas, prevenir doenças e incentivar a guarda responsável. Além da castração, o programa prevê ações de combate aos maus-tratos e campanhas de adoção.
“Ver tantos tutores chegando cedo, preparados e comprometidos com o cuidado dos seus animais, mostra como a população está engajada. Vamos continuar trabalhando para garantir que essa ação continue para conseguirmos evitar a superpopulação de cães e gatos e promover um ambiente mais equilibrado para todos”, disse Geraldo.
O mutirão garante que o tutor tenha um único compromisso: levar o animal no horário e em jejum. Todo o restante é por conta da Prefeitura e da Osc Ajuda, parceira da administração municipal na realização da ação. A estrutura foi pensada para atender bem não só os pets, mas também quem cuida deles. A ação contou com equipe treinada, espaço coberto, água e banheiro. Tudo isso para que os tutores esperassem com tranquilidade o fim do procedimento.
Segundo o médico veterinário Juan Felipe Pereira Barbosa, coordenador da OSC Ajuda, para realizar as castrações e atender todos os animais cadastrados, a equipe é formada por seis profissionais, incluindo anestesistas e cirurgiões. A tecnologia usada também chamou atenção, o procedimento é realizado por um bisturi ultrassônico, que torna a cirurgia ainda menos invasiva.
Além disso, os pontos são absorvíveis, o que dispensa retorno para retirada, diminuindo a preocupação dos tutores. O veterinário ainda reforçou que o procedimento dura em média 3 a 5 minutos, mas que o cuidado no pré e pós-operatório exige tempo de espera e atenção.
“É uma cirurgia rápida, mas com muita responsabilidade. É um trabalho sério e completo. Temos setores de triagem, anestesia, cirurgia e recuperação. Só damos alta quando o animal está com os sinais vitais estáveis. Por isso, é importante que o tutor reserve o dia para esse cuidado”, explicou.
O mutirão é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Contagem e o deputado estadual Noraldino Júnior, que destinou recursos para garantir a realização dos mutirões com estrutura e qualidade. A expectativa é que novas etapas ocorram em outras regionais da cidade, garantindo acesso a mais famílias e promovendo a saúde única: dos animais, das pessoas e do território.
Mutirão de castração já beneficiou mais de mil cães e gatos
Fotos: Ronnie Von / PMC
Moradores da região da Ressaca aproveitaram a chance de castrar seus animais perto de casa. Maria Luzia Carvalho, do bairro São Joaquim, levou sua gatinha Luna e destacou a importância da ação ser realizada na própria região. “Tinha uma faixa na UBS, aí minha filha me avisou e fez o cadastro. É ótimo ter perto de casa, porque pagar é caro. Que bom que a Prefeitura faz isso, e tomara que continue. Isso ajuda muito”, disse Maria Luzia.
A descentralização da ação também foi o que motivou Poliana do Santos Marques, moradora do Guanabara, a aproveitar a oportunidade para levar seus gatinhos. Ela soube da iniciativa por um grupo de WhatsApp da escola da filha e falou como a ação facilita a vida dos tutores e ajuda no controle da população de animais. “É muito importante para diminuir o abandono. Muita gente quer o bichinho, mas não consegue castrar. Sendo perto de casa, com tudo de graça, fica muito mais fácil”, contou.
Até o momento, as regionais Eldorado, Sede, Riacho, Industrial e Ressaca já foram atendidas, com 1244 castrações realizadas. Na próxima semana, será aberto o cadastro para os moradores da região de Vargem das Flores, oferecendo mais uma oportunidade para quem deseja garantir o cuidado com os seus animais de forma gratuita e responsável.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos.