A chuva que caiu em Contagem na tarde dessa quarta-feira (1º/1) mobilizou vários setores da administração municipal e as equipes seguem em campo para atender às demandas emergenciais e minimizar os impactos para a população atingida. Em ação conjunta, a Subsecretaria de Defesa Civil e as secretarias de Obras e Serviços Urbanos (Semobs) e de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar realizam levantamento detalhado dos danos e oferecem assistência às famílias afetadas.
Os pluviômetros instalados em pontos estratégicos da cidade registraram uma média de 32,7mm, numa previsão de 50mm (confira os valores, por pluviômetro, no fim da matéria). Até o momento, foram doados 19 frascos de hipoclorito para limpeza e 15 colchões nas áreas mais atingidas. Além disso, equipes da Semobs realizam a limpeza de vias e a manutenção e reparo dos sistemas de drenagem (redes, bueiros, grelhas, bocas de lobo) danificados.
Limpeza dos sistemas de drenagem e tapa-buracos são algumas das ações emergenciais realizadas ao longo do dia - Fotos: Ronnie Von/PMC
Entre as ações realizadas está a contenção de erosão na rua João Gomes Cardoso, no Jardim Laguna; e na rua José Rodrigues Guilherme, no bairro Fonte Grande. Na avenida das Américas e na Marginal da BR-040, próximo ao Hotel Ibis, as equipes aplicam massa de asfalto à frio para corrigir buracos em condições críticas.
Na Vila Bonanza, a patrol foi utilizada para fazer o nivelamento e raspagem, após uma vistoria realizada pela manhã. Essas intervenções visam garantir a segurança e a mobilidade da população na região.
As regiões Ressaca, Industrial, Eldorado e Petrolândia foram algumas das mais impactadas pelas chuvas, com alagamentos em vias públicas e residências. Na região Ressaca, o transbordamento do córrego Sarandi deixou carros ilhados na avenida Severino Ballesteros, mas não houve vítimas; enquanto na Vila Bonanza o córrego Tapera transbordou, causando alagamento em diversas residências e elevando a lâmina d'água a 1,3 metro.
Na região Industrial, o Protocolo Teresa Cristina foi ativado para monitoramento e bloqueio de vias. Na região Eldorado foi registrada a queda de uma árvore de grande porte no bairro Darcy Vargas, ocasionando a interdição de um imóvel. Equipes de assistência social ofereceram abrigo aos moradores, que optaram por permanecer na casa de parentes até que a situação seja resolvida.
Assistência Social
A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar intensificou o suporte às famílias em vulnerabilidade, com visitas técnicas e distribuição de marmitas para as comunidades mais impactadas. Até o momento, 37 refeições, produzidas pelo Restaurante Popular Ressaca foram entregues na Vila Bonanza, com avaliação em andamento para fornecer refeições adicionais, conforme a necessidade.
A Defesa Civil segue monitorando as regiões e atualizando os protocolos de segurança. As ações incluem prevenção de novos riscos, orientação à população e avaliações técnicas para recuperação da infraestrutura.
Moradores que precisarem de ajuda devem acionar a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou pelo WhatsApp (31) 99931-7498.
Confira o volume da chuva em Contagem na tarde dessa quarta-feira (1º/1):
Acumulado Pluviômetros automáticos Cemaden
Acumulado Pluviômetros Manuais: