Chegamos ao fim de mais um ciclo, no qual foi possível perceber os grandes avanços promovidos na rede de urgência e emergência de Contagem. O ano de 2024 foi marcado pela consolidação do maior programa de investimentos, com mais de R$20 milhões, destinados à requalificação, reforma e modernização do Hospital Municipal (HMC), Centro Materno Infantil (CMI) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Para o diretor-geral do Serviço Social Autônomo de Contagem (SSA), Eduardo Penna, as principais realizações foram estruturais. “Estamos dando um salto significativo na qualidade em termos de estruturas, tanto físicas quanto tecnológicas, em todas as unidades. Isso está possibilitando oferecer ao cidadão um atendimento de alto nível, que poderá ser equiparado ao que se vê apenas na rede privada”, afirmou.
Filantropia
O SSA Contagem, empresa pública gestora do HMC, CMI e UPAs de Contagem recebeu do Ministério da Saúde o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social na Área de Saúde (Cebas), que reconhece o SSA como entidade filantrópica. Isso permite a isenção de impostos que geram uma economia mensal de quase R$ 2 milhões, que estão sendo revertidos em desenvolvimento de pessoas e equipamentos hospitalares.
O SSA Contagem também foi habilitado pelo Ministério da Saúde como entidade 100% SUS, que resultou em novo repasse mensal da ordem de R$ 700 mil. Ainda, possibilitou o recebimento de verbas de emendas parlamentares e também parcerias com empresas privadas, além de receber doações diretas para investir na assistência ao usuário.
Reformas e requalificação
O Hospital Municipal e as UPAs Ressaca, JK e Vargem das Flores, estão passando por uma requalificação interna e externa dos espaços físicos e melhorias no atendimento ao usuário do SUS. Já são visíveis as mudanças nas fachadas, nas recepções reformadas, climatizadas e com wi-fi grátis para os usuários. Mas é internamente que as maiores mudanças estão sendo feitas, com as reformas das áreas assistenciais e a ampliação de leitos.
O Centro de Apoio Hospitalar (CAH) abriga, hoje, os setores administrativos, o almoxarifado, a centro de abastecimento farmacêutico e uma cozinha industrial, um refeitório aconchegante e climatizado para os colaboradores, bem como um novo depósito de resíduos sólidos, dando mais segurança e facilidade no manejo e recolhimento dos resíduos do CHC.
A transferência dessas áreas abriu um espaço valioso no HMC, que será utilizado para o manejo dos setores assistenciais durante a reforma e futuramente a abertura de novos leitos. Além disso, o espaço no subsolo volta a ser estacionamento, abrindo cerca de 30 novas vagas, o que era um problema crônico no CHC e que encerra também a última pendência para a emissão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
Unidade de AVC
A unidade dedicada ao tratamento de pessoas com AVC do Hospital Municipal vem se firmando como referência nesse tipo de atendimento, recebendo em 2024 duas premiações internacionais do Projeto Angels, nas categorias Gold e Platinum; e uma parceria entre a farmacêutica B’oehringer Ingelheim, a European Stroke Organization e a Sociedade Brasileira de AVC.
Modernização
Segue em curso a aquisição e substituição de equipamentos médicos, na busca por modernizar as unidades e oferecer serviços de qualidade. Entre eles, os aparelhos de raios-x móveis, monitores multiparâmetros, e locação de um aparelho para a retirada de cálculos renais por via endoscópica. Além disso, uma nova rede em fibra óptica foi instalada CHC e UPAs, garantindo mais qualidade e estabilidade nas conexões. A substituição e instalação de novas câmeras de monitoramento oferece maior segurança aos colaboradores e usuários. A implantação completa do Sistema MV, que começou nas UPAs e agora já está em pleno funcionamento também no Complexo Hospitalar, dando mais agilidade ao atendimento.
O teleatendimento foi ampliado nas UPAs de Contagem, agora disponível em quatro das cinco unidades gerenciadas – a UPA Industrial não se enquadra por ser focada em pediatria e ortopedia. Além disso, foi implantada a Central de Telemedicina, que permite a discussão de casos entre os médicos das UPAs e especialistas em neurologia, urologia, cardiologia, neurocirurgia, nefrologia e cirurgia torácica. Esses e outros avanços promovem a redução do tempo de espera por exames e também da fila para cirurgias.
Humanização
Em 2024, a Agência transfusional do HMC manteve o selo de excelência, comprovando a qualidade dos serviços prestados no Complexo Hospitalar e UPAs. Ainda, uma nova turma do Projeto “Doulas” foi formada, garantindo que as gestantes de Contagem tenham acesso ao parto humanizado e seguro no CMI. O Projeto “Cuidando de Quem Cuida” oferece uma escuta ativa e a orientação aos familiares dos pacientes sobre os tratamentos e procedimentos, tirando as dúvidas que surgem.
Outra marca desse ano foi a atuação do serviço social, que promoveu um atendimento mais acolhedor e resolutivo aos pacientes e familiares. As ações promovidas pelo setor de humanização também ganharam destaque, tanto nas visitas recorrentes dos grupos de Palhaços, do Barbeiro Solidário e dos grupos religiosos. A alegria foi garantida também nas datas mais importantes, com a distribuição de brinquedos no Dia das Crianças e no Natal.
Revisão dos processos e qualificação
O setor de qualidade do SSA vem contribuindo significativamente para a melhoria, reorganização e sistematização dos processos. Já o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) cumpre um papel importante na identificação de riscos em potencial e na correção dos processos para garantir um atendimento seguro aos usuários. Ainda, são realizadas semanalmente as reuniões do Huddle, metodologia de reuniões curtas que permite às equipes gerenciar a qualidade e a segurança do atendimento, através da discussão dos problemas e a busca de soluções.
No início de 2024 foi realizada também a formatura dos residentes, seguindo a vocação do SUS Contagem na formação dos profissionais da área da saúde. Tomou posse, também, a primeira Comissão de Ética da Enfermagem do Complexo Hospitalar. Durante todo o ano, foram realizados diversos eventos, palestras e treinamentos, como forma de garantir a contínua qualificação dos líderes e colaboradores. Um dos destaques foi o Fórum de Líderes, projeto realizado em parceria com a Corregedoria do Município e a Secretaria de Saúde. Diversas campanhas internas também foram desenvolvidas, promovendo o debate sobre temas de interesse dos colaboradores e usuários.
“Quando olhamos para esses avanços e tantas outras coisas que foram feitas em 2024, conseguimos ver que, apesar dos inúmeros desafios que enfrentamos, demos passos importantes na construção das bases sólidas de um futuro muito melhor para a urgência e emergência de Contagem. Quem ganha com isso é cada cidadão, pois ao precisar desses serviços poderá contar com um atendimento amplo, humanizado e com alto nível de qualidade”, concluiu Eduardo Penna.