Contagem avança no combate a alagamentos, mas o desafio é constante. Assim, a Prefeitura não tem medido esforços para garantir mais segurança e qualidade de vida para a população. Com um investimento de milhões de reais e a execução de mais de 150 obras, em diversos pontos da cidade, já é possível notar uma redução significativa nas ocorrências relacionadas a riscos hidrológicos. No entanto, a administração municipal reconhece a necessidade de continuar trabalhando para solucionar os problemas históricos de drenagem e garantir que todas as regiões sejam atendidas.
As obras continuam a todo vapor, e em breve, mais bairros serão beneficiados por importantes intervenções. Com 30 obras de implantação de novos sistemas de drenagem/macrodrenagem e contenção de encostas; construção de 134 muros; além de 350 ações de limpeza e desassoreamento de córregos, algumas concluídas e outras em andamento, já é possível ver a diferença: ruas antes alagadas agora permanecem secas, e a população pode transitar com mais segurança.
As intervenções incluem bacias de contenção de enchentes, como a B2 (Rio Volga), finalizada, e a B5 (Toshiba), em execução, ambas de responsabilidade do Governo do Estado. As bacias B3 (Vila PTO) e B4 (Vila Itaú), embora ainda em construção, já estão operando parcialmente, reduzindo o risco de enchentes em áreas próximas a córregos, como o Ferrugem. Juntas, as quatro estruturas terão capacidade de reter até 550 milhões de litros de água das chuvas.
Antes mesmo da conclusão das obras, as bacias já estão ajudando a reduzir o risco de enchentes em pontos estratégicos da cidade
Fotos: (1 e 2) Adelcio Ramos/PMC e (3) print portal O Tempo
Esse trabalho reflete diretamente na redução de ocorrências relacionadas a riscos hidrológicos e geológicos na cidade e contribuem para a segurança das comunidades, fortalecendo a infraestrutura contra deslizamentos e enchentes. Segundo a Defesa Civil, em 2022 foram registradas 2.510 ocorrências desse tipo, enquanto em 2023 esse número caiu para 1.478, sem registro de óbitos nos últimos quatro anos.
Entre as principais obras, destaque para a da avenida Maracanã, maior intervenção de infraestrutura, mobilidade e saneamento em curso na cidade. O projeto contempla 3,5 km de canal de macrodrenagem, 15,5 km de redes de drenagem superficial e 8 km de redes de coleta de esgoto, beneficiando especialmente as regiões da Sede e Vargem das Flores. Mesmo não estando totalmente concluída, os canais de água construídos na avenida Maracanã, durante a chuva, acumulam a água, evitando assim alagamentos e proporcionando mais segurança e tranquilidade para a população.
Obras de macrodrenagem em vários pontos da cidade vão solucionar problemas históricos de alagamentos - Fotos: Ricardo Lima/PMC
Outras obras significativas incluem a macrodrenagem da avenida Pio XII, que vai solucionar problemas históricos de enchentes na região do Água Branca; e uma intervenção de grande porte no bairro Novo Progresso, onde R$ 12 milhões estão sendo aplicados para ampliar o sistema de drenagem em 13 vias, totalizando uma área de 4 km.
Nos últimos três anos, também foram realizadas mais de 111 intervenções de contenção de encostas. As ações contemplam a construção de muros de arrimo e estabilização de taludes em áreas como Nova Contagem, Vargem das Flores, como nas Vilas Soledade, Barroquinha A, Riachinho e Beira Campo.
A construção de muros de arrimo e contenção de encostas estão impedindo o deslizamento de encostas e garantindo mais segurança e tranquilidade para a população
Fotos: (1) Adelcio Ramos e (2 e 3) Luci Sallum/PMC
Outras obras foram executadas como intervenções de estabilização do talude atrás da Igreja/Capela Santa Helena e de uma seção ao redor do campo de futebol da rua Formosa; e contenção de encostas nas vilas Sapolândia (Industrial) e Morro dos Cabritos; contenção do talude da rua João Venâncio (Via Expressa); e do talude no Parque Vale Amendoeiras (obra entregue); estabilização da encosta, incluindo execução de muro de contenção no talude adjacente à obra da UPA Nacional; drenagem na rua Felinto Venceslau dos Santos – Kennedy; drenagem e pavimentação na av. A, bairro Chácaras Planalto; requalificação do entorno (com drenagem) do Ginásio Poliesportivo do Riacho; contenção das margens e drenagem no córrego Muniz, na região do Ressaca.
Com o Programa “Caminho das Águas”, cerca de 350 ações de desassoreamento de córregos já foram realizadas, reduzindo alagamentos e melhorando o escoamento das águas pluviais, beneficiando diversas comunidades. Além disso, desde 2021, mais de 63 mil manutenções foram realizadas em dispositivos de drenagem, como bocas de lobo e galerias, prevenindo obstruções e inundações.
Ações de limpeza e desassoreamento de córregos têm evitado o transbordamento e enchentes na cidade - Fotos: (1 e 2) Jhonatan Otero/PMC e (3) equipe Semobs/PMC
Todas as intervenções estão contribuindo para que a cidade fique mais preparada para enfrentar o período chuvoso. Contudo, a colaboração de todos é fundamental. Descarte o lixo de forma correta e denuncie qualquer irregularidade que possa contribuir para a obstrução de bueiros e assoreamento de córregos, que geram alagamentos.
Confira as principais Intervenções:
Obras concluídas:
Contenção de encostas na Vila Sapolândia (Industrial)
Obras de drenagem superficial e de requalificação de vias com recapeamento asfáltico em Nova Contagem (vias VP 1, VP 2, VL 15, VL 17 e VL 20) e Jardim Laguna (Av. Severino Ballesteros e Av. Bueno do Prado)
Contenção de encostas na Vila Morro dos Cabritos
Drenagem e pavimentação do bairro Estâncias Imperiais
Estabilização do talude de uma seção ao redor do campo de futebol da rua Formosa
Obras de proteção e contenção de encostas em Nova Contagem, Vargem das Flores e Sede, nas Vilas Soledade, Vila Barroquinha A, Vila Riachinho e Vila Beira Campo
Estabilização da encosta, incluindo execução de muro de contenção no talude adjacente à obra da UPA Nacional
Drenagem na rua Felinto Venceslau dos Santos – Kennedy
Drenagem e pavimentação na av. A, bairro Chácaras Planalto
Requalificação do entorno (com drenagem) do Ginásio Poliesportivo do Riacho
Contenção das margens e drenagem no córrego Muniz – Ressaca
Drenagem pluvial da rua José Pedro Araújo, bairro Cinco
Obra de melhoria na rede de drenagem - Beco México (captação e escoamento de águas provenientes do lençol freático)
Drenagem na rua Machacalis com rua Itambacuri - bairro Fonte Grande
Obras em andamento:
Corredor Ressaca – drenagem e Pavimentação
Ampliação de bueiro na rua Santa Edwiges
Ampliação de galeria e proteção de canal com uso de gabião na rua VL 06 - Nova Contagem
Av. Maracanã (canalização do córrego Maracanã e macrodrenagem)
Macrodrenagem no bairro Água Branca (av. Pio XII)
Drenagem da rua Montes Claros, no bairro Alvorada
Drenagem do Córrego Pau Brasil e rua Das Oliveiras – Estâncias Imperiais
Drenagem na rua Bento Gonçalves Filho, bairro Dom Bosco
Drenagem na rua 18 com rua Tucanos – bairro Tropical
Drenagem, pavimentação e urbanização - bairro Tupã
Drenagem, pavimentação e urbanização - bairro Solar do Madeira
Implantação das bacias de contenção B3 (Vila PTO), B4 (Vila Itaú), B2 (Rio Volga), B5 (Toshiba)
Sistema de drenagem no bairro Novo Progresso
Obras escolhidas pelos conselhos regionais para prevenir os danos causados pela chuva:
Drenagem na rua Machacalis com rua Itambacuri - bairro Fonte Grande
Drenagem do Córrego da Rua João Damasceno, nº 273 - bairro Nossa Senhora de Fátima
Escadaria na rua Maria Soares Chaves
Drenagem da rua B e rua A - bairro Lua Nova da Pampulha
Muro de Contenção na rua Alexandrina de Souza
Muro de Contenção na rua Garcia Rodrigues – bairro Jardim Industrial
Valetas de dreno para eliminar o acúmulo de água e pontos de supitação na crista do talude na rua Andrômeda - bairro Jardim Riacho
Substituição de bueiro (drenagem) nas ruas Palmeiras e Cedro – bairro Nascentes Imperiais
Drenagem do córrego Pau Brasil e rua das Oliveiras – Estâncias Imperiais