A prefeita de Contagem, Marília Campos, recebeu, na quarta-feira (21/11), dois importantes nomes na promoção da transparência e participação cidadã: Flávia Schmidt, diretora de Governo Aberto e Transparência da Controladoria-Geral da União (CGU), e Roque José Coimbra Werlang, coordenador do Programa Governo Aberto da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que estão na cidade para participar das atividades do 2º Seminário Internacional de Participação Popular e Governo Aberto, que será realizado na quinta-feira (22), na Tenda Encontro, na sede da Prefeitura.
Estratégias para ampliar a transparência e fortalecer o envolvimento da população na gestão pública foram discutidas durante o encontro. Para Marília, a democracia vai além de ser apenas uma condição política. “Fortalecer o processo democrático significa, sobretudo, transformar a vida das pessoas. A democracia só se concretiza plenamente quando as políticas públicas são integradas e orientadas pelas prioridades geradas pela participação popular”, afirmou.
2º Seminário Internacional de Participação Popular e Governo Aberto
O 2º Seminário Internacional de Participação Popular e Governo Aberto reafirma o compromisso de Contagem com a transparência e a construção de políticas públicas participativas. O seminário reunirá cerca de 350 pessoas, entre conselheiros, conselheiras e gestores municipais, e contará com palestrantes de renome nacional e internacional. Entre os confirmados estão Jorge Melguizo, ex-secretário de Cultura de Medellín; Renato Simões, secretário Nacional de Participação Popular; a vereadora carioca Tainá de Paula; Adriano Amaral, consultor da ONU para dados abertos; e Nil Homedes Busquets, do Decidim Barcelona. O evento é organizado pela Secretaria de Governo e Participação Popular e visa promover a troca de experiências para fortalecer a governança democrática e inovadora em Contagem e outras cidades brasileiras.