08 OUT 2024
PROJETOS
REGIONAL ELDORADO
SERVIÇO
Imóveis e títulos de propriedade são entregues às famílias removidas das áreas de inundação
Foto: Janine Moraes/PMC

Uma cerimônia da entrega simbólica das chaves de 80 unidades habitacionais dentro do Programa de Requalificação Urbana e Ambiental do Controle de Cheias do Córrego Ferrugem aconteceu nesta nesta terça-feira (8/10), na rua Sara Kubitschek. Estiveram presentes a prefeita de Contagem, Marília Campos, e o vice-governador do Estado, Mateus Simões.

As famílias contempladas foram removidas das áreas de inundação, onde, atualmente, estão sendo construídas as bacias de detenção de cheias e enchentes, nas proximidades da avenida Tereza Cristina. Na ocasião também foram entregues 128 títulos de propriedade de apartamentos para as famílias beneficiadas.

A prefeita Marília Campos destacou a trajetória e evolução do processo até esta terça-feira, ressaltando a parceria com o governo federal, que permitiu, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), recursos a serem investidos em obras dos robeirões Arrudas e Ferrugem, e também com o governo estadual, quando foi possível a remoção de moradores das vilas PTO e Itaú, locais propensos a inundações em épocas de fortes chuvas, sendo alocados, provisoriamente, em outros locais. “Eles viviam em aluguel social e, agora, os apartamentos estão sendo entregues, o que me deixa imensamente feliz, principalmente porque ninguém gosta de ficar numa situação transitória. Todos querem ter a sua casa, sua escritura. Nesta data consolidamos uma luta de muitos anos, de muitas pessoas”, disse.

Marília ainda ressaltou que as famílias agora vão morar em um local com infraestrutura urbana, escolas, unidades de saúde e ainda não distantes do local anterior, mas em segurança. “Além da casa própria, vão morar num local onde vão poder educar seus filhos, seus netos e morar com dignidade,  perto de tudo. É um grande avanço”.

O vice-governador, Mateus Simões, salientou a parceria de Contagem com o governo estadual para resolver os problemas: “Quero agradecer as parcerias que nós temos com a Prefeitura de Contagem. Um trabalho construtivo que tem nos permitido avanços muito relevantes na questão das contenções das enchentes, que são importantes não só para Contagem, como são importantes para toda a região metropolitana”. Ele acrescentou que “Contagem presta um grande serviço à população da cidade e da região metropolitana, uma vez que, formatando soluções na cidade, evita problemas posteriores, como enchentes e alagamentos na altura da avenida dos Andradas e Arrudas”.

Entre os moradores que receberam a escritura de um dos apartamentos estava o pedreiro aposentado, Geraldo Vieira da Silva, 70 anos. Ele morou na Vila Itaú por 12 anos, de onde foi removido em 2012.  “Hoje eu sou só gratidão. Isso aqui para mim é a glória. Agora tenho um lugar seguro para morar tranquilamente”.

Unidades habitacionais e títulos de propriedade foram entregues às famílias removidas das áreas de inundação  Fotos: Janine Moraes/PMC

As bacias de contenção

Uma das obras públicas mais importantes da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a implantação das bacias de contenção de enchentes no Industrial, vai solucionar problemas crônicos de inundações em Contagem e na capital mineira. De acordo com a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Semobs),  a bacia  B3 tem previsão de conclusão até o fim de novembro e, a B4, em outubro de  2025.

A bacia B3 está localizada no terreno onde existia a Vila PTO, e a B4, na área da Vila Itaú. Elas fazem parte do Projeto “Prevenção de Enchentes - Construção de Bacias de Contenção do Córrego Ferrugem”, viabilizado por meio de convênio com as prefeituras de Belo Horizonte, Contagem e o governo estadual. O principal objetivo da intervenção será reduzir o risco de alagamentos em Contagem e Belo Horizonte e evitar o transbordamento dos córregos Ferrugem e Ribeirão Arrudas.

A bacia B3 terá capacidade de reter quase 103 milhões de litros de água das chuvas. Já a bacia B4 próxima à empresa Belgo Bekaert terá uma capacidade ainda maior, de cerca de 378 milhões de litros.

Além das bacias de detenção de cheias, várias benfeitorias serão realizadas na região das bacias B3 e B4, como o plantio de diversas espécies arbóreas, uma pista de caminhada com extensão de 1,5 km na Vila Itaú, espaço de convívio para os moradores com brinquedos e academia da cidade; urbanização completa da av. Jorge Ferreira Gomes, situada entre as empresas Telhanorte e Belgo Bekaert, com rede de drenagem, iluminação, sinalização horizontal e vertical, meio-fio, paisagismo, entre outros. A obra vai garantir ainda a recuperação da Área de Preservação Permanente (APP) existente no local.

O investimento feito para as obras da bacia B3 é de R$ 24 milhões, e da bacia B4, R$ 74 milhões. Os recursos são provenientes do Termo de Reparação da mineradora Vale, por consequência do rompimento da barragem de Brumadinho, repassados ao município pelo Estado. Contagem, por sua vez, fez aporte de R$ 7 milhões no projeto.

Autor: jornalista Jefferson Lorentz / Colaboração: Rômulo Abreu / Edição: João Cavalcanti