A Prefeitura de Contagem, na noite de terça-feira (16/12), esteve reunida com representantes de moradores do Complexo Liberdade para apresentar os avanços da regularização fundiária e das obras previstas na região, principalmente envolvendo a Copasa e a Cemig. O chamado Complexo Liberdade inclui, entre outros, bairros como Nelson Mandela e Liberdade I e II.
De acordo com a secretária de Habitação, Mônica Bedê, os levantamentos e estudos iniciais da Reurb estão em fase de finalização, que incluem aspectos jurídicos, sociais, urbanísticos e ambientais, inclusive, propostas de obras necessárias para resolver os problemas encontrados.
“Finalizados esses estudos entraremos na etapa de titulação das áreas de interesse social do Complexo Liberdade: a avenida B, a alameda dos Coqueiros II, e os bairros Nelson Mandela, Liberdade I e II. Nessa etapa faremos a aprovação e registro dos loteamentos e, depois, cada lote poderá ser registrado no nome de seu dono”, explicou.
A Cemig, segundo a secretária de Serviços Urbanos, Renata Gomes, inseriu, formalmente, todo o Complexo Liberdade na sua programação de extensão de rede oficial de energia elétrica, conhecida mais popularmente como “posteamento”. “Dentro de um ano, a contar do dia 29 de setembro de 2025, a empresa garantiu que a obra estará pronta. Depois do posteamento instalado, a Prefeitura vai colocar a iluminação pública”, completou.
A Copasa, representada pela gerente, Renata Mayrink, afirmou que as obras de ampliação da rede de água, que não precisam de projetos para serem executadas (avenida B, Nelson Mandela e alameda dos Coqueiros II), já estão sendo realizadas e deverão ser entregues antes do prazo estipulado. Ao todo são 88 ligações e cerca de 80 já foram finalizadas. “Para o restante da água e para todo o sistema de esgoto serão elaborados projetos e executadas as obras pela Prefeitura, com recursos da Copasa, repassados por meio de convênio”, comentou Renata.
Diálogo
A comissão que representa os moradores pôde dialogar com os representantes da administração municipal presentes, esclarecendo dúvidas e perguntando sobre possibilidades de outras melhorias na região. Entre os temas debatidos estiveram a individualização do CEP, melhoria de iluminação em vias e ampliação do abastecimento por caminhões pipa. A Prefeitura se comprometeu a dar respostas às situações levantadas na próxima reunião, que ocorrerá no início de 2026.
“A reunião foi proveitosa e nos dá esperança”, disse Vitor Diego Duarte, morador e um dos representantes dos moradores presentes à reunião. Para ele, “esse tipo de conversa, próxima e esclarecedora, dá esperanças ao morador que soluções ocorrerão num futuro próximo, garantindo conforto aos moradores, que há anos esperam por elas”. “Temos nossas necessidades e as reuniões têm mostrado uma evolução no processo. Saio daqui mais feliz hoje”, comentou.
Investimentos
O governo municipal destinou R$ 20 milhões para a elaboração de projetos e execução de melhoria de vias (pavimentação, drenagem, sinalização, passeios, entre outros) da região. Os projetos serão elaborados a partir do início de 2026, com base nos estudos da regularização fundiária.
“O Complexo Liberdade vem sendo priorizado pela atual gestão para realização de todas essas ações até a sua conclusão. O objetivo é levar mais segurança e qualidade de vida para os moradores”, destacou o secretário de Obras, Rômulo Perilli.
Clique aqui e acesse a galeria de fotos.









