13 MAR 2024
COMANDO DA GUARDA CIVIL
DEFESA SOCIAL
GABINETE DA PREFEITA
Prefeitura discute com o Estado a ampliação e integração das políticas de segurança em Contagem

Em busca de fortalecer as políticas de segurança pública no município, a Prefeitura de Contagem se reuniu com representantes do governo estadual para discutir a criação de um comitê integrado, a fim de monitorar e implementar ações que tornem os espaços da cidade mais seguros. A proteção ao patrimônio é um dos principais focos da discussão.

A proposta apresentada pela equipe de Integração e Gestão de Segurança Pública (Igesp) da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) é de unir as forças de segurança do Estado - como polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Tribunal de Justiça, Ministério Público e Subsecretaria de Administração Penitenciária - com os órgãos municipais, como Secretaria de Defesa Social e Guarda Civil, Transcon, além das secretarias de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar e de Desenvolvimento Urbano, que formarão o comitê para elaborar ações e atuar de forma agregada.

A prefeita Marília Campos destacou os avanços que Contagem obteve na questão da segurança, com redução de 51% na prática de crimes violentos de 2020 a 2023, segundo dados do governo estadual. Ela frisou que com a formação de um comitê integrado, as ações poderão se tornar ainda mais efetivas. Quem ganha é a população.

“Contagem diminuiu muito a criminalidade, mas precisamos integrar as políticas de segurança para que este combate seja mais efetivo. Esta é uma necessidade que temos para enfrentar o problema da insegurança e vamos avançar na discussão, pensando sempre na melhora da qualidade de vida da população”, disse.

O departamento de Integração e Gestão de Segurança Pública possui um diagnóstico com o mapeamento das áreas de Contagem nas quais há maior incidência de furtos e pontos que podem receber melhorias na infraestrutura para estimular a ocupação dos moradores. Aliado às informações fornecidas pelo Centro Integrado de Comando e Controle de Contagem (CICC) da Guarda Civil,  e outros órgãos, será possível elaborar um planejamento de ações, a fim de ampliar as políticas de segurança na cidade, como reforço da presença policial e da guarda, intervenções de espaços públicos, como reformas, iluminação, entre outros.

De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, o Igesp é uma metodologia que adota medidas estratégicas e conjuntas de combate à violência e criminalidade, baseando-se em dados técnico-científicos fornecidos pela Superintendência do Observatório de Segurança Pública e no compartilhamento de informações.

Participaram da reunião, além da prefeita Marília Campos; o vice-prefeito, Ricardo Faria; a procuradora-geral do município, Sarah Campos; o secretário de Estado, de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco; e o subsecretário de Integração, Christian Viana.

CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos. Fotógrafa: Janine Moraes/PMC.

Autor: jornalista Rômulo Abreu / Revisão e edição: Ana Paula Figueiredo