A Prefeitura de Contagem promoveu, na manhã desta terça-feira (20/2), uma capacitação introdutória para os novos servidores da Assistência Social, nomeados por meio de concurso. Eles irão integrar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de forma efetiva. A iniciativa busca fortalecer o atendimento e os encaminhamentos, garantindo a padronização do trabalho nas unidades essenciais do SUAS em Contagem de uma forma eficiente e duradoura. Os novos servidores foram nomeados por meio de publicações no Diário Oficial de Contagem (DOC), nos atos administrativos 32139, 32261 e 32403. Ao todo, são 15 psicólogos e 13 assistentes sociais.
Os novos profissionais, compreendendo assistentes sociais e psicólogos de nível superior, foram admitidos a partir de 2024, representando um marco significativo para o serviço público. A chegada deles visa qualificar os serviços oferecidos às famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, assim como a todos que necessitam dos recursos disponibilizados pela política de assistência social.
Para a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, Daniela Tiffany, “foi um passo importante para a comunidade de Contagem, potencialmente contribuindo para a consolidação e expansão das políticas de assistência social no município. A inserção de novos funcionários efetivos consolida, não apenas o SUAS, como busca a continuidade de um serviço feito, cada vez mais, com capacidade e maior quantitativo, contemplando inclusive outras secretarias”, comentou a secretária.
De acordo com a subsecretária de Assistência Social, Michele Caldeira, a chegada de mais pessoas “ajudará a administração municipal e, por consequência, os moradores da cidade, num desafio diário, com tratamentos individualizados e humanizados em busca de uma sociedade melhor atendida”.
“A capacitação proporcionada aos novos servidores representa um investimento no aprimoramento do atendimento e na ampliação do alcance dos programas sociais em Contagem. Todos os novos membros são calorosamente bem-vindos, e sua integração contribuirá para fortalecer ainda mais o compromisso da cidade com o bem-estar e a inclusão social de seus cidadãos”, salientou Michele.
Para a subsecretária de Trabalho e Geração de Renda, Mara de Castro, “o cidadão, vez ou outra, necessita de atendimentos para superar suas dificuldades sociais”. “Com este auxílio, ele consegue, com autonomia e independência, gerar renda e outras conquistas, promovendo o desenvolvimento social”, destacou ela, enfatizando a importância das profissões de assistente social e de psicologia.
Estiveram presentes, ainda, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMASC); a superintendente de Assistência Social da SMDS, Maria da Glória de Morais Resende; a subsecretária de Segurança Alimentar, Nutricional e Agroecologia, Cida Miranda; a subsecretária de Recursos Humanos, Érica Mendonça; e representante do Fórum Municipal de Trabalhadores do SUAS de Contagem, Amauri Barros.