Ampliar o tempo de permanência de crianças e estudantes nas escolas da rede municipal de educação de Contagem é um dos objetivos da ‘Jornada Ampliada’, projeto da Secretaria de Educação (Seduc), que conta com agentes culturais na oferta de atividades de arte, cultura, esporte, lazer, tecnologia e comunicação, dentro do ‘Escola Viva’.
Para debater e preparar os agentes culturais e coordenadores de atividades educativas ao retorno do ano letivo, a Seduc promoveu uma reunião, na manhã da última sexta-feira (2/2), no Espaço do Encontro, na Prefeitura Municipal.
O objetivo da reunião foi apresentar um balanço das atividades ao longo de 2023 e preparar as equipes para a volta às aulas. As experiências apresentadas pelos educadores demonstram a aprovação e expectativa da comunidade escolar com o projeto, como apontou a prefeita Marília Campos, presente no evento.
“O ‘Escola Viva’ é uma experiência fantástica. A vivência do aluno o torna mais exigente, questionador, e é isso que queremos. Estamos plantando uma semente e vamos expandir cada vez mais”, afirmou Marília.
A secretária de Educação, Telma Fernanda Ribeiro, também destacou o impacto do programa junto à comunidade. “Estamos retomando o projeto de escola integral. Quando começamos em 2021 eram atendidos 1.200 estudantes e agora já superamos os seis mil. Temos casos de estudantes que se recusaram a sair das escolas da rede para não deixarem de frequentar os ‘projetos’. Isso se deve muito ao envolvimento das escolas e dos educadores”.
As escolas participantes dos projetos já receberam recursos para aquisição de material e, com o recursos do Governo Federal, novos repasses serão realizados.
Durante o encontro foram apresentados alguns estudos de caso, como as atividades de capoeira na Escola Municipal Professor Wancleber Pacheco; as ações de horta escolar, esporte, artesanato e capoeira da E.M. Antônio Carlos Lemos e os projetos da ‘Escola Viva’ da E.M. Professor Geraldo Basílio Ramos.
Flaviano Ferreira Silva é agente cultural de artesanato na E.M. Hilda Nunes dos Santos e apontou a expectativa de ampliação do projeto. “Minha expectativa é positiva, poder ter a materialidade necessária para desenvolver um trabalho de qualidade. À medida que avançamos, teremos mais espaço para trabalhar e progredir”, disse.
O educador de foto e vídeo da E.M. Maria Silva Lucas, Wandernilton Rodrigues, apontou o diferencial do ‘Escola Viva’ na vida dos estudantes. “A expectativa é que o projeto seja um divisor de águas para todas as escolas. É importante que todos, incluindo os agentes culturais, a direção e a comunidade escolar, se integrem e se envolvam para que, no final, o projeto seja satisfatório para todos”, pontuou.
Já a coordenadora de atividades educativas da E.M. Giovanini Chiodi, Shirley dos Santos destacou os avanços alcançados. “Houve muitas melhorias, embora o começo tenha sido um pouco difícil em termos de entendimento e familiarização com o programa. No entanto, agora que estamos nos familiarizando com as ferramentas e recursos disponíveis, acredito que teremos um desempenho ainda melhor”.
Estiveram presentes no encontro o secretário de Governo, Pedro Amaral e a equipe da Secretaria de Educação.
Jornada Ampliada
As atividades desenvolvidas pela ‘Jornada Ampliada’ ocorrem no contraturno escolar em que grupos de estudantes ficam na escola, de segunda a sexta-feira, 7 horas por dia. Elas se dividem em três eixos, o cardápio cultural, corpo em movimento e tecnologia e comunicação.
O cardápio cultural incentiva a produção artística e cultural com oficinas de artesanato, canto e coral, contação de histórias, confecção de brinquedos, desenho e pintura, fanfarra, flauta doce, grafite, hip-hop, horta escolar, instrumentos de corda, percussão e construção de instrumentos percussivos, teatro e xadrez.
O eixo corpo em movimento desenvolve atividades recreativas e esportivas por meio das oficinas de capoeira, danças, esportes, ginástica para todos, jogos e brincadeiras, lutas/esportes de combate e práticas circenses.
Já o campo da tecnologia e comunicação possibilitam a inclusão na cultura digital com oficinas de cineclube, fotografia e vídeo, games/jogos digitais, histórias em quadrinhos, rádio escolar e robótica. O Escola Aberta, com atividades aos fins de semana, também integra as ações da ‘Jornada Ampliada’.
Balanço 2023
Em 2023 o ‘Jornada Ampliada’ atendeu 6.132 crianças e estudantes, de segunda a sexta-feira, em 61 escolas municipais e três Educartes (Lucas Braga, Espaço do Saber e Industrial).As atividades contam com 61 coordenadores de atividades educativas e 111 agentes culturais, contratados por meio de Processo Seletivo Simplificado específico.
Clique aqui e confira a galeria de fotos