A garantia de profissionais preparados para a educação inclusiva é um dos princípios fundamentais para manter o compromisso do município com a qualidade do ensino e da aprendizagem no âmbito escolar. É com este objetivo que a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), promove a formação de professores recém-contratados de Atendimento Educacional Especializado (AEE).
A formação teve início no dia 2/2, durante o ‘Seminário de Abertura do Ano Letivo’ e seguirá de forma continuada ao longo do ano. Nesta sexta-feira (13/02), ocorreu mais uma etapa, realizada na faculdade Una, em Contagem, momento em que os professores de AEE tiveram abordagem teórica e prática sobre Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF), avaliação biopsicosicial e o sujeito e suas potencialidades.
A proposta da formação é trabalhar sobre os fundamentos do Atendimento Educacional Especializado, a organização da rede e a iniciação à prática pedagógica Inclusiva. A programação da formação continuada conta com atividades e palestras com profissionais especializados e temas como o funcionamento do AEE na rede de educação em Contagem, os princípios da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, organização do trabalho pedagógico e recursos inclusivos, fluxos de atendimento e encaminhamentos internos, ética e conduta profissional e atribuições e responsabilidades do professor de AEE.
Contratação
Ao todo, foram contratados 68 professores para atuar diretamente nas salas de AEE. Os profissionais que vão integrar o quadro de educadores das escolas da rede municipal participaram do Processo Seletivo Simplificado 06/2025 e foram convocados em janeiro de 2026.

Professores de AEE em prática durante formação na Una Contagem. Foto: Giovanna Araújo
Rissany Alves da Silva é uma das professoras de AEE recém-contratadas, atuando na Escola Municipal Francisco Sales da Silva Diniz, em Vargem das Flores. Ela destacou o impacto da formação continuada para o atendimento de crianças e estudantes de inclusão na rede municipal de educação de Contagem.
“A prefeitura nos dá essa possibilidade de formação, a princípio toda sexta-feira, com embasamento de como receber as crianças, como se portar na frente delas e das famílias, como ajudar a comunidade escolar. É de suma importância a gente saber que o estudante é parte da escola como um todo, não só do AEE. Então, essas formações tornam mais fáceis e acessíveis o trabalho com as crianças”, apontou Rissany.
A professora de AEE Vera Lúcia de Sá, da E.M. Domingos Diniz Moreira, no Riacho, também aprovou a possibilidade de melhorar o conhecimento para auxiliar na aprendizagem das crianças. “Para nós que estamos começando, essa formação ajuda muito, traz conhecimento, a trajetória escolar, a convivência com os colegas, a participação e a divisão de conhecimento do dia a dia da escola. A importância de se estar na inclusão é ser também incluído, junto com as crianças, é observar, participar e colaborar junto com os colegas. Estou gostando muito desses treinamentos semanais, é de grande importância para todos nós”, afirmou.
Lilian Quintas, professora de AEE da E.M. Professor Domingos Diniz, no Eldorado, reforçou o pensamento das colegas. “Essa formação tem sido de grande importância pra mim, me dá subsídios e condições de acompanhar melhor o aluno e fazer intervenções assertivas com relação a ele. É através dessa formação que eu consigo elaborar os projetos e conduzir melhor a situação dentro da sala de aula”.









