Promover a discussão e implementação de práticas inovadoras no atendimento de usuários do SUS foi o objetivo do I Seminário de Atenção Especializada da Microrregião de Contagem, realizado no auditório da PUC Contagem, na quinta e sexta-feira (23 e 24/11). A Atenção Especializada é o nível de assistência que envolve os serviços especializados como cardiologia, oftalmologia, neurologia, geriatria, entre outros.
Na abertura do seminário, a prefeita Marília Campos destacou os avanços alcançados para melhorar o serviço de saúde à população e a valorização dos servidores. “Não tem jeito de fazer política pública sem orçamento. Então quando a gente fala que, hoje, estamos colocando, quase 30% da nossa receita na saúde, é porque a gente está transformando tudo em investimento para ampliar o acesso, melhorar a qualidade do atendimento, as condições de trabalho e a valorização dos nossos servidores”, pontuou.
Para a vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria José, as melhorias na Rede de Saúde de Contagem são notórias e a construção coletiva é essencial nesse processo.“Os avanços estão acontecendo, as políticas públicas estão sendo construídas, e isso deixa a gente muito feliz. Desejo que esse seminário dê frutos positivos, não só para o nosso município, mas para todos os municípios da Microrregião. Parabéns pela iniciativa!”, falou.
No primeiro dia do seminário foram abordados os temas “Saúde em Rede – SUS, Atenção Especializada e Política Nacional de Atenção Especializada”, “Perspectivas da telessaúde – Saúde digital”, “Incorporação de teleconsultorias no fluxo assistencial do atendimento especializado no estado de MG” e “Prática de Integração: ensino, serviço e comunidade - Atenção Especializada x Atenção Primária à Saúde”.
Mediador da primeira mesa, o secretário municipal de Saúde, Fabrício Simões, afirmou que o seminário é um momento de reflexão e fortalecimento do serviço prestado. “É sempre bom a gente parar e respirar, discutir pautas que são tão valiosas. A gente tem um desafio: gerir o Sistema Único de Saúde. Precisamos realmente discutir, criar soluções para que consigamos avançar cada dia mais”, pontuou.
O vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais, Lúcio Albino, parabenizou a atual gestão pelo trabalho que vem sendo realizado. “Inauguramos o tomógrafo no hospital e em menos de 60 dias estamos aqui de novo. Participar de eventos e estar perto, enxergando que o SUS está caminhando naquilo que a gente constrói, nas políticas públicas de saúde e principalmente, trabalhando em cima dos gargalos, é muito bom. Então, o seminário é o momento de debatermos para podermos avançar e mostrarmos à população que nós estamos dispostos a fazer e reconstruir junto à Atenção Especializada”, ressaltou.
Além dos debates, o encontro contou com a apresentação cultural do artista Fábio Zulu, que embalou o público ao som de clássicos e músicas autorais.
Estiveram presentes o diretor acadêmico da PUC Contagem, Júlio Santana; o pró-reitor da PUC Contagem, Martinho Campolina; representante do Estado, Maídla Sales de Mello; profissionais da rede de saúde do município; acadêmicos e profissionais das atenções Especializada e Primária da Microrregião de Contagem.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos. Fotógrafo: Fábio Silva/PMC