Mais um grupo, de 30 jovens e adolescentes da região do Petrolândia, foram capacitados no curso de aprendizagem profissional, programa oferecido pela Prefeitura de Contagem e que faz parte do projeto “Trilha de Desenvolvimento com foco no Serviço de Sócio Aprendizagem”, executado pela Rede Cidadã. Os recursos são oriundos do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) e a iniciativa oferece qualificação profissional gratuita. Todo o processo ocorreu sob coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar em parceria com a Rede Cidadã e administração regional Petrolândia.
A cerimônia de entrega dos certificados ocorreu na última sexta-feira (14/7), na casa de vidro do Poliesportivo Tropical, na região Petrolândia e contou com a presença, inclusive, de familiares dos alunos.
Luiz Otávio Ferreira Morais, 15, que reside no bairro Sapucaias, ressaltou que aquilo ensinado no curso agregará bastante e dará uma base para buscar uma oportunidade no mercado de trabalho. “Tudo que aprendemos podemos aplicar na nossa própria vida profissional daqui por diante. Gostei muito e tenho uma expectativa muito boa de cumprir minhas metas, é conseguir uma colocação em breve”, ressaltou. Patrícia Amélia Ferreira Morais, 37, mãe de Luiz, ressaltou que apoia o filho nesta busca por trabalho. “Hoje ele faz alguns cursos de informática, para ter mais qualificação. Quando surgiu essa oportunidade, aqui, na região, o apoiamos para que ele participasse", disse.
O aluno Iago Taborda de Paula Oliveira, 14, residente no bairro Tropical, explicou que viu no curso mais uma oportunidade de conseguir, em breve, uma remuneração. “Assim que soube não pensei duas vezes e me inscrevi. Estou feliz. Acho que todo o jovem deve buscar se qualificar, ficar de olho nas oportunidades. Quem se capacita, tem mais chances no mercado”, falou.
O projeto
O Projeto “Trilha de Desenvolvimento com foco no Serviço de Sócio Aprendizagem”, busca inserir jovens e adolescentes, com idades entre 14 a 18 anos, residentes em Contagem, no mercado de trabalho, contribuindo para a qualificação profissional. Além disso, proporciona experiência aos participantes desde cedo, auxiliando seus desenvolvimentos. O programa promove, também, o autoconhecimento e o desenvolvimento de suas competências comportamentais, por meio da Educação Biocêntrica
Já foram capacitados mais de 130 jovens no curso realizado em seis regiões: Eldorado, Vargem das Flores, Ressaca, Riacho, Industrial e Petrolândia.