Estimular e desenvolver habilidades por meio de atividades práticas e conectadas à realidade das comunidades escolares são alguns dos objetivos para a formação de educadores da rede municipal de ensino de Contagem. Isso será proporcionado pela parceria entre a Prefeitura de Contagem com a Belgo Arames e a Fundação ArcelorMittal.
O pontapé inicial desta parceria ocorreu na manhã desta sexta-feira (26/5), na sede da Belgo Arames, onde o projeto foi apresentado aos dirigentes escolares e coordenadores das unidades de ensino de Contagem. A formação ocorrerá por meio da Liga Steam, da ArcelorMittal, que promove abordagens inovadoras e concretas à educação nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática.
A prefeita Marília Campos destacou o sucesso das parcerias com a empresa, como o ‘Diversão em Cena’, que leva cultura e diversão para a população no parque Fernão Dias. “Minha expectativa com esse projeto da Liga Steam é de que vai dar muito certo. São experiências riquíssimas, que reforçam nosso compromisso com os educadores, fortalece nosso projeto de educação e gera mais oportunidades para nossos estudantes”, destacou.
Para o diretor-presidente da Belgo Arames, Marcelo Marino, a parceria reforça que educação não se “faz sozinho”. Ele agradeceu à Prefeitura por “acreditar no projeto”. “A gente acredita que a educação é um pilar determinante para o desenvolvimento da sociedade. A nossa ideia é uma parceria de forma estruturada, para complementar todos os trabalhos que estão sendo feitos na cidade”, apontou.
A formação dos profissionais da educação da rede municipal de Contagem será de 50 horas, entre atividades on-line e presenciais, com início no mês de junho e conclusão em novembro. Todos os educadores interessados poderão participar.
As atividades buscam desenvolver as habilidades com atividades práticas, considerando a realidade do entorno, conectados à realidade da comunidade em que está inserida, com uma metodologia ativa.
De acordo com Fernanda Carmelita, diretora da Escola Municipal Maria Martins ‘Mariinha’, a expectativa é de grande participação dos professores da unidade. “Acho que a participação deles vai ser bem bacana, ainda mais com um incentivo a mais. A expectativa é boa e acho que vai só agregar”, ressaltou. O “incentivo” a que ela se referiu é que haverá uma bonificação no valor de R$ 10 mil em equipamentos para as quatro escolas que mais participarem da atividade.
A diretora da E.M. René Chateaubriand Domingues, Vagda Aparecida Ferreira, destacou a expectativa de grande adesão pelos professores da unidade. “A gente, que é professora, fica imaginando o que podemos fazer, as questões que há dentro da escola que poderíamos trazer para os alunos e a comunidade também”, disse.
Já Irani Ferreira de Almeida, diretora da E.M. Walter Fausto do Amaral, ressaltou a importância do projeto para o desempenho dos trabalhos dentro da unidade: “Ficou claro que há muito a oferecer e a contribuição só nos faz crer em melhorias”.
Liga Steam
Liga Steam é uma iniciativa da Belgo Arames, Fundação ArcelorMittal e da Fundação Banco do Brasil, em parceria com a AVSI e a Tríade Educacional. A abordagem Steam (acrônimo, em inglês, para ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática) traz uma educação inovadora para as salas de aula.
O objetivo do programa é investir na formação de professoras e professores, para que possam estimular os estudantes no desenvolvimento do pensamento crítico, científico e criativo, fortalecendo, assim, a construção de cidadãos atuantes em diferentes aspectos de nossa sociedade.
O projeto vai acontecer combinando encontros on-line e oficinas presenciais ao longo de 2023 e conta com a parceria da Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Educação. No encerramento das atividades, os participantes compartilharão projetos aplicados em sala de aula, tendo a abordagem Steam como base.
Galeria de fotos: Janine Moraes