Centenas de jovens participaram na tarde deste sábado (24/9), na Praça Nossa Senhora da Glória no Eldorado, do evento “Mega Help”. O evento de valorização da vida, com palestras sobre saúde mental, apresentações culturais e diversas atividades para a superação de problemas emocionais.
A prefeita Marília Campos acompanhada do vice-prefeito, Ricardo Faria esteve presente no evento. Na oportunidade, a chefe do executivo reforçou que esse tipo de ação tem como foco a juventude, em todos os sentidos. “Parabéns pelo evento. Contagem recebe toda essa articulação que vocês fazem na cidade com muita satisfação”, registrou.
A programação contou com diversas atividades cujo objetivo é motivar as pessoas a não desistirem. No “Cantinho do Desabafo”, por exemplo, dezenas de voluntários estiveram à disposição dos participantes, oferecendo escuta qualificada para quem quisesse conversar sobre seus conflitos interiores. Teve, ainda, a apresentações do musical temático “Ringue da Vida” e um show de talentos com a participação dos jovens, que já participaram de ações do projeto Help como “Superação Nota 10” e a palestra “Batalha dos Pensamentos”. E atividades, como “Escalada da Superação” e “Tatame da Vida”.
A vereadora Daisy Silva explica que essa é uma celebração muito bacana trazer para Contagem o projeto Mega Help. Por ser um projeto que levanta a bandeira contra a depressão de meninas e meninos e jovens que de alguma forma foram vitimados. A pandemia agravou muito esses casos, muitas vezes por situações dentro da do próprio lar, que vem sendo recorrentes e que às vezes as pessoas ainda entendem como um tabu, falar de depressão, mas depressão tem cura e a cura pra depressão são movimentos como esse que a gente faz de palestras nas escolas. “Então é uma corrente que fazemos para ajudar ao próximo e eu tenho certeza que Contagem recebendo esse projeto poderá cada vez mais tornar nossa cidade mais efetiva na luta contra a depressão”, explicou.
Projeto Help
O projeto foi criado em 2017, com a finalidade de ajudar jovens que têm depressão, ansiedade, sofrem com automutilação e desejo de suicídio.
O coordenador do programa social Força Jovem Universal, pastor Tindaro Lanes, disse que desde a sua criação, o Help já atendeu a mais de duas mil escolas e alcançou mais de 300 mil alunos em todo o Brasil. “Além disso, milhares de cartas com mensagens de superação são distribuídas pelos voluntários em espaços públicos e pontos estratégicos como pontes, viadutos e estações de trem e metrô”, destacou.
Durante todo o ano, o projeto Help, por meio de suas ações como o “Help nas Escolas”, “Delivery da Superação” e “Vida sobre Trilhos”, oferece apoio emocional a quem sofre com problemas de saúde mental.