A chegada do período chuvoso, que começa em outubro e se estende até março de 2023, aumenta a preocupação com os riscos geológicos e as inundações. Para diminuir danos e evitar acidentes provocados pelas chuvas, a Prefeitura de Contagem desenvolve ações permanentes de prevenção, intervenção e monitoramento das áreas de risco.
Esse trabalho é realizado de forma intersetorial ao longo de todo ano, envolvendo vários órgãos municipais, especialmente a Defesa Civil, as secretarias de Obras e Serviços Urbanos - Semobs e de Meio Ambiente e Sustentabilidade - Semad, as regionais administrativas e a Transcon.
São desencadeadas uma série de intervenções, necessárias para gerenciar o risco antes, durante e após as chuvas. Essas atuações compreendem investimentos em obras, em equipamentos e em soluções ambientais e de engenharia, que envolvem desde a contenção de encostas, construção de muros de arrimo, desobstrução de bocas de lobo, limpeza de córregos até a emissão de alertas preventivos e a implementação de um plano de contingência para atuação eficiente e coordenada no período chuvoso.
Neste ano, por exemplo, a Prefeitura executou mais de 140 obras de proteção e contenção de encostas no município, sendo 111 nas regiões de Vargem das Flores e Sede, onde há maior concentração de risco geológico. As vilas Soledade e Beira Campo, localizadas em Nova Contagem, e as vilas Barroquinha A e Riachinho, na Regional Sede, foram contempladas com a construção de muros de arrimo que irão garantir mais segurança aos seus moradores.
Para evitar inundações, mais de 60 córregos receberam ações de limpeza e desassoreamento (setembro/2022) e mais de 6 mil dispositivos de drenagem (boca de lobo, caixas coletoras, galerias, grelhas e tampas) foram desobstruídos e repostos (junho/2022). Além disso, a Subsecretaria de Manutenção realizou várias intervenções para facilitar o escoamento da água, como obras de microdrenagem, drenagem e ajustes em redes.
Para contribuir com a prevenção de enchentes, o município também está empenhado em concretizar grandes obras, como as bacias de retenção B3 e B4, localizadas no córrego Ferrugem, Regional Industrial; a avenida Maracanã, entre os bairros das regionais Sede e Vargem das Flores; e a bacia de contenção B2 da rua Rio Volga, no bairro Riacho das Pedras.
Proteção
A equipe da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil de Contagem desenvolveu um Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil - Plancon que delimita as responsabilidades de cada instituição envolvida no atendimento e no salvamento de pessoas, em caso de desastres ou durante a ocorrência de situações emergenciais. O plano norteará as ações de enfrentamento às chuvas nos próximos meses.
Além disso, a Defesa Civil disponibiliza o serviço de urgência 199, emite alertas preventivos, orienta e treina moradores de áreas de risco por meio dos 22 Núcleos de Proteção e Defesa Civil - Nupdecs e realiza treinamentos e vistorias periódicas.
Atualmente, existem catalogados 127 pontos de inundação e 96 de deslizamentos. Esse mapeamento foi finalizado e divulgado no ano passado. Com base nele é possível atuar de forma rápida, bloqueando vias que possam ser atingidas pelo transbordamento de córregos e/ou enviando equipes para acolher os atingidos. O mapeamento norteou, inclusive, a instalação de placas de sinalização de alagamentos e desabamentos em locais críticos da cidade. Atualmente, 125 pontos da cidade possuem esses avisos.
Cadastro para emissão de alertas
O serviço gratuito de alerta se dá por meio do SMS 40199, que funciona da seguinte forma: envie um SMS para o número 40199 e escreva na mensagem o CEP onde reside. O envio é gratuito. Em seguida, a pessoa que acionou o serviço receberá mensagens da Defesa Civil Estadual com alertas e previsões meteorológicas da sua região.
A população também pode colaborar para reduzir os impactos causados pelas chuvas ao não jogar lixo nas ruas, encostas e córregos, ao não realizar cortes em barrancos, sem autorização da prefeitura, e ao não construir em áreas irregulares que oferecem risco geológico.