O Projeto “Linkados com o Programa Saúde na Escola” tem como objetivo prevenir casos de violência entre jovens no espaço virtual, por meio da conscientização de estudantes e membros do corpo docente. A Escola Municipal Isabel Nascimento de Mattos foi escolhida para sediar os encontros que ocorreram de forma quinzenal, ao longo do semestre. As reuniões começaram em março e finalizaram em julho. O último encontro contou com relatos de professores, educandos e organizadores da iniciativa, com o foco nos efeitos do projeto na vida dos participantes.
A coordenadora do Programa Saúde na Escola, da Superintendência de Projetos Especiais da Secretaria de Educação - Seduc, Kátia Maria, que também é uma das idealizadoras do projeto, destacou a parceria com a Secretaria de Defesa Social no combate à violência digital e reiterou o propósito da ação. “Esse projeto visa amenizar a violência virtual, que ficou tão em ênfase na pandemia”.
Conforme a coordenadora, o planejamento foi apresentado para a diretoria da escola e seus funcionários. Uma turma de 22 alunos foi escolhida para participar dos encontros e, em cada reunião, Kátia apresentava técnicas de integração e identidade dos adolescentes do grupo para que os estudantes se sentissem confiantes em relatar seus pontos de vista.
“Eu percebi mudanças em termos de focar, estar mais presente, de correr atrás. Eles começaram a perceber a importância da educação”, destacou o professor e participante do projeto, Rodrigo Carrieri.
A educadora da escola, Amanda Costa, reitera o ponto do educador. “Eu percebi que os meninos que passaram pelo projeto tiveram um repertório bacana para produzir textos e articular com grupos e discussões frente a temáticas adjacentes, como a questão do racismo”.
Ainda de acordo com ela, é importante que tenham noção do limite de uso da tecnologia e se conscientizem sobre a questão do bullying, que também ocorre nos espaços virtuais e afetam os educandos na escola.
Segundo Robert Morubixaba, da Superintendência de Prevenção à Violência da Secretaria de Defesa Social, o uso seguro da internet é uma pauta que já deveria ter sido debatida em sala de aula. “É necessário enfatizar a importância dessa temática com o projeto, pois, mesmo que ele não continue em andamento, as reflexões e efeitos dele continuam presentes na escola e, futuramente, podem inspirar outras unidades a adotarem a prática”.
A diretora da Escola Municipal Isabel Nascimento de Mattos, Xênia Bernardo, relatou a boa recepção por parte dos envolvidos e a alegria por sediar o programa na escola. Segundo ela, todos se sentiram “privilegiados” por serem indicados para o desenvolvimento experimental do projeto.
Linkados com o Programa Saúde na Escola
O projeto começou com uma parceria entre a Superintendência de Projetos Especiais da Seduc com a Secretaria Municipal de Defesa Social, após a mesma ter identificado ocorrências de violência no campo digital de Contagem. Diante disso, foram debatidas maneiras de implementar, nas escolas, formas de conscientização da violência virtual.
O Programa Saúde na Escola, vinculado à Seduc, por meio da Superintendência de Projetos Especiais, tem como objetivos a Promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos e a Prevenção das Violências e dos Acidentes.