Desde “Serenata da Noite”, de Mozart, à música “Anunciação”, de Alceu Valença, os professores da Escola de Música Sabra apresentaram para os estudantes da Escola Municipal Cândida Rosa do Espírito Santo, no Riacho, um repertório eclético de um novo mundo musical, a orquestra.
A apresentação faz parte do projeto “Miniconcertos Didáticos”, uma parceria iniciada pelas secretarias municipais de Cultura e Educação, que começou no mês de junho e se encerrará no fim deste mês de novembro. Ao todo serão 68 escolas visitadas pelos músicos.
Além de mostrar aos estudantes a importância da arte e cultura presente em músicas clássicas, os professores da escola Sabra fazem uma breve explicação sobre o violino e outros instrumentos de corda, utilizados na composição de uma orquestra.
Conforme explica o professor e músico Samuel Gomide, da escola Sabra, as apresentações nas escolas provocam um sentimento de gratidão. “Termos esse contato é realmente muito bom, os estudantes estão gostando e sempre que termina, vem um carinho espontâneo que é muito gratificante. É um projeto muito legal, sou músico profissional, vivo de música e eu sei que estamos plantando uma sementinha em alguém”, destacou Samuel.
O projeto “Miniconcertos Didáticos” é a oportunidade de ouvir a música clássica pela primeira vez para muitos dos estudantes, o que atende a um dos principais objetivos de democratizar a cultura e levar conhecimento para aqueles que não têm a possibilidade de vivenciar o universo de uma orquestra.
Um dos estudantes que teve seu primeiro contato com esse universo foi Isaac dos Santos, da E.M. Cândida Rosa. “Na orquestra filarmônica (excursão para apresentação na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte) eu não pude ir e estou muito feliz e muito animado de ter assistido essa apresentação aqui na escola”, declarou.
A diretora da escola, Marislaine Paz, afirmou a importância do projeto para o aprendizado dos estudantes. “A música tem um impacto muito grande na cultura e na sociedade, então é muito importante trazermos isso, principalmente para a escola pública”, ressaltou.
A Sociedade Artística Brasileira (Sabra), fundada em 2013, é uma associação civil, sem fins lucrativos, que promove a inclusão social e a preservação do patrimônio cultural brasileiro, por meio de ações culturais, sociais e educativas.









