Em mais uma atividade que compõe a programação da Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), realizou nesta terça-feira (1º/6) uma ação de mobilização para divulgar a implantação do Programa de Coleta Seletiva no bairro Fonte Grande 2ª e 3ª Seção. Cerca de mil casas do bairro serão contempladas a partir do dia 9/6.
Durante o evento, a equipe de mobilização da coleta seletiva da Semad realizou a entrega de uma ecobag e material educativo com as informações necessárias sobre como os moradores deverão apresentar os resíduos potencialmente recicláveis (plásticos, papéis, vidros e metais) para a coleta e a frequência de recolhimento para a população do bairro Fonte Grande. Participaram também da ação pessoal da Regional Sede e integrantes da Associação dos Moradores local.
A coleta porta a porta no bairro acontecerá todas as quartas-feiras, com a utilização de um caminhão baú e mão de obra de catadores associados. É importante ressaltar que a coleta de resíduos orgânicos e rejeitos continua sendo realizada normalmente nas terças, quintas e sábados.
Em Contagem, 38 bairros são contemplados atualmente com o serviço de coleta seletiva, que acontece uma vez por semana. São mais de 24.000 domicílios, 127 condomínios residenciais, 47 instituições de ensino, 47 repartições públicas, 12 Locais de Entrega Voluntária de Recicláveis (LEVs) atendidos e cerca de 8 toneladas de recicláveis coletados por dia no município.
Sustentabilidade
Segundo o superintendente de Planejamento em Resíduos Sólidos da Secretaria de Meio Ambiente, João Batista de Lima Filho, o planejamento e a execução do serviço de coleta seletiva de resíduos potencialmente recicláveis no município acontecem em parceria com a Associação dos Catadores Autônomos de Materiais Recicláveis (Asmac) e a Associação Rede Solidária de Contagem (Coopercata).
“Todos os recicláveis separados pela população e disponibilizados para a coleta seletiva são destinados aos galpões de triagem dos catadores organizados, contribuindo diretamente para a inclusão socioprodutiva desta categoria, gerando trabalho e renda para aproximadamente 90 pessoas. A coleta seletiva é um dos caminhos para a sustentabilidade socioambiental”, afirma.
João relata que um dos principais objetivos da coleta seletiva municipal é justamente a geração de trabalho e renda, através do incentivo à formação de associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis, além de organizar a atividade de diversos catadores informais de materiais recicláveis. “Eles são contratados para executar o serviço no galpão e são os beneficiados pela venda e comercialização desse material reciclável para a indústria de reciclagem. Isso contribui muito para aumentar a renda de todos eles”, relata.
O superintendente explica que é muito importante a adesão da população à coleta seletiva, pois o serviço contribuiu para o desenvolvimento sustentável e ajuda a reduzir o volume de resíduos da coleta convencional, ampliando a vida útil do aterro sanitário municipal. “É preciso ter uma consciência geral sobre a coleta. Ela beneficia toda sociedade e contribui para uma cidade mais limpa, mais sustentável, além de todo o benefício social”.
A ampliação da coleta seletiva em Contagem está prevista na Lei nº 3.676, de 03 de junho de 2003, que estabelece o Plano Municipal de Coleta Seletiva (PMCS). De acordo com o plano, até o ano de 2036, está prevista a ampliação da coleta porta a porta, de forma gradual, para 100% dos bairros da área urbana do município.
A responsável pela diretoria de mobilização da Coleta Seletiva, Nilma de Souza Pena, informa que a população tem recebido muito bem a coleta em todos os bairros que contam com o serviço. “Falar em coleta seletiva é falar em mudança de hábito, que é até um aspecto cultural que boa parte da população não está acostumada. Mas a receptividade está sendo muito boa, muito positiva, principalmente quando abordamos não só as questões ecológicas, mas também o aspecto social, sobre como esse serviço vai contribuir com os catadores”, finaliza.
Para mais informações sobre a coleta seletiva em Contagem, basta entrar em contato pelo telefone (31) 3390-5831 ou pelo e-mail coletaseletivacontagem@gmail.com.
Semana do Meio Ambiente
A Semana para a Semana do Meio Ambiente em Contagem começou nesta segunda-feira (31/5), com a realização de uma palestra on-line para os servidores da Semad, e segue até a semana que vem. Confira:
02 de junho (quarta-feira)
9h às 11h - Ação coletiva de Plantio de árvores no Terminal do SIM Petrolândia
14h às 15h - Lançamento do PMAU e assinatura do Convênio de Cooperação Técnica com o Consórcio de Recuperação da Bacia da Pampulha
19h às 21h - Webinário: Diálogos para a Sustentabilidade na Gestão - Aberto ao público
Palestra 1- Macro Zoneamento: Trama Verde e Azul - Bárbara Lúcia Pinheiro de Oliveira França
Palestra 2 – A importância do PMAU para a Gestão Ambiental - Edinilson Santos - Dr. Eng. Florestal/Coordenador do PROPAM
Palestra 3 – Contextualizando o PMAU em Contagem - Eduardo Eustáquio de Moraes – Biólogo, Engenheiro Sanitarista Ambiental
Palestra 4 - Riscos e impactos dos incêndios florestais nas áreas protegidas - Rodrigo Bueno Belo (Gerente de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais do Instituto Estadual de Florestas/IEF)
http://www.contagem.mg.gov.br/sustentabilidade
04 de junho (sexta-feira)
9h às 11h - Lançamento do “Projeto Rio da Minha Vida” com Plantio de árvores.
05 de junho (sábado)
9h às 11h - Ação coletiva de Plantio de árvores no Terminal do SIM Ressaca
9h às 11h - Blitz educativa na Avenida Severino Ballesteros para orientar os motoristas sobre o descarte adequado de lixo, advertindo-os para o lançamento inadequado em vias públicas.
09 de junho (quarta-feira)
14h às 17h - Primeira Reunião do Fórum Permanente de Desenvolvimento Sustentável - FPDS
10 de junho (quinta-feira)
15h às 17h - Webinário de integração da SEMAD