A Prefeitura de Contagem prorrogou o prazo para as indicações ao “Prêmio Milton de Freitas”. Os interessados têm até o próximo dia 16 de novembro para enviar as sugestões de nomes que se destacam na luta pelos direitos das pessoas com deficiência na cidade.
A ampliação do prazo foi publicada no Diário Oficial de Contagem (DOC), edição 6169, de 10 de novembro de 2025, na página 03. O edital completo está disponível no DOC, edição 6156, página 12. Instituído pelo decreto nº 1.449, de 5 de outubro de 2010, o prêmio reconhece pessoas físicas e jurídicas que se destacam por suas atuações exemplares na promoção, difusão e defesa dos Direitos Humanos na cidade. Com esta iniciativa, a Prefeitura reafirma o compromisso de Contagem com a valorização das práticas cidadãs e o fortalecimento da cultura dos direitos humanos, reconhecendo o esforço de indivíduos e instituições que constroem diariamente uma cidade mais justa, solidária e inclusiva.
Este ano, a premiação contemplará duas pessoas físicas, na modalidade “Prêmio Individual”, e duas instituições, na modalidade “Prêmio Institucional”. As indicações estão abertas e seguem critérios definidos em edital. Os interessados devem preencher o formulário virtual de inscrição disponível no endereço eletrônico: CLIQUE AQUI
Para efetivar a indicação, é necessário anexar os seguintes documentos:
· formulário de inscrição devidamente preenchido;
· documento de identidade ou outro documento oficial com foto que contenha o CPF;
· comprovante de endereço;
· foto do candidato;
· mini currículo.
Quem foi Milton de Freitas? O prêmio leva o nome de Milton de Freitas, uma importante liderança popular e sindical de Contagem, que dedicou toda a sua vida à luta pela democracia, pelo combate às injustiças e pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Nascido em Ponte Nova, mudou-se para Contagem no final da década de 1950, onde viveu até 1999, quando faleceu. Marceneiro de profissão e militante por vocação, Milton de Freitas teve papel fundamental no processo de organização popular, na criação de entidades sociais, sindicatos e associações de bairro. Participou de inúmeras greves ao lado dos trabalhadores e destacou-se nos movimentos pela redemocratização do país, tornando-se um símbolo de resistência e compromisso com os direitos do povo trabalhador.









