O controle das arboviroses é um dos grandes desafios da saúde pública. Por isso, é fundamental que toda a população se una no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
Para fortalecer ainda mais as ações de prevenção e eliminar possíveis criadouros do mosquito, a Prefeitura de Contagem vai realizar, nesta quarta-feira (12/11), um mutirão de limpeza integrado em área de divisa com os municípios de Belo Horizonte e Ibirité.
Durante a ação, deverão ser descartados todos os resíduos que possam acumular água, como garrafas, bacias, tambores, pneus, vasilhas e outros recipientes. “É importante ressaltar a necessidade de colaboração da população para a eliminação dos possíveis criadouros do Aedes e reforçar a importância das ações intermunicipais para o bem-estar da comunidade”, destacou a médica veterinária da Unidade de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses (UVZ) de Contagem, Taíza Gonçalves.
Antes do recolhimento, nos dias 10 e 11 de novembro, os Agentes de Combate às Endemias (ACE) percorreram as áreas contempladas com a mobilização, informando os moradores sobre o dia e horário da coleta dos inservíveis.
A mobilização conta com cerca de 44 agentes, sendo 16 de Contagem, 16 de Ibirité e 12 de Belo Horizonte.
Para evitar a proliferação do mosquito, o Ministério da Saúde recomenda ações simples e eficazes, que devem ser adotadas no dia a dia pela população:
· Esvaziar e virar garrafas, potes e vasos com água;
· Manter caixas d’água, tonéis e reservatórios sempre limpos e tampados;
· Descartar corretamente garrafas pet e embalagens vazias;
· Amarrar bem os sacos de lixo e colocá-los para coleta nos dias corretos;
· Limpar calhas e lajes regularmente;
· Colocar areia nos pratos das plantas;
· Guardar pneus em locais cobertos;
· Verificar reservatórios de geladeiras e outros equipamentos que acumulam água;
· Receber bem os agentes de saúde e endemias.









