Nessa sexta-feira (26/9), a Secretaria Municipal de Saúde realizou o VI Seminário TEIA, no auditório da faculdade UNA Contagem. Com o tema “Do rasgo à re-existência: o processo recovery e os territórios de cuidados como prática de liberdade e autonomia”, o encontro contou com a presença de gestores, servidores da saúde e familiares e usuários dos serviços de Saúde Mental de Contagem.
Na abertura, o subsecretário de Atenção Especializada, Gustavo Martins, destacou o papel do TEIA como política pública fundamental na rede de Saúde Mental. “Nós nos engajamos muito nessa política, que é essencial para a atenção psicossocial. O TEIA tem como foco principal o território, com ênfase em entrelaçamento e inclusão. Agradeço a presença de todos e desejo um excelente evento”.
O seminário trouxe reflexões sobre a reabilitação psicossocial e o recovery, compreendidos como alternativas ao modelo centrado no hospital psiquiátrico e na internação, reafirmando a ética da inclusão, da cidadania e da garantia de direitos.
A artista e educadora Joana Pires, participante do ponto TEIA, reforçou a importância da iniciativa nos territórios. “O projeto acolhe e dá espaço para as pessoas que acessam a rede de saúde mental, ser e estar no mundo, visto que em muitos momentos essas pessoas são vistas com muita desumanidade”.
Entre os temas apresentados estão: “Incubadora de Empreendimentos Econômicos e Solidários da RAPS BH: estrutura e articulações”, “Processo Recovery e suas relações com Trem Tan Tan”, “Vínculo comunitário e Associação Cultivarte” e “Controle Social no SUS”.
A programação também contou com apresentação artística do “Trem Tan-Tan”, coletivo cultural de um projeto de inserção social e resgate de cidadania da pessoa com sofrimento psíquico, tendo como eixo a pesquisa sonora, rítmica afro-brasileira, linguagem poética, direitos humanos e inclusão social.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Paulo César Santos, reforçou a importância da participação social. “Eu acho que é um espaço fundamental para a gente dialogar, pensando em perspectivas sempre positivas para o crescimento da saúde mental e todos os outros transtornos que são envolvidos. É um projeto muito interessante e o Conselho tem um papel fundamental de dialogar com a gestão, trabalhadores e usuários”, disse.
Nessa sexta-feira (26/9), a Secretaria Municipal de Saúde realizou o VI Seminário TEIA, no auditório da faculdade UNA Contagem Fotos: Fábio Silva/PMC
O que é TEIA?
Os pontos TEIA (território, entrelace, inclusão e autonomia) são uma estratégia terapêutica, que trabalha com inclusão, articuladas ao acesso a um tratamento de saúde contínuo, bem como às políticas públicas e a garantia de direitos.
A iniciativa surgiu com objetivo de facilitar o acesso para os usuários que não moram próximo ao Centro de Convivência da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) de Contagem. Desta maneira, as atividades foram descentralizadas para os territórios do município.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos!