Para garantir o bom funcionamento de uma cidade comprometida com a segurança pública, é essencial manter o diálogo e fortalecer parcerias com os órgãos competentes. Pensando nisso, a prefeita de Contagem, Marília Campos, recebeu em seu gabinete, hoje (26/9), a delegada chefe do 2º Departamento de Contagem, Gislaine de Oliveira, o delegado Regional de Contagem, Wesley Campos, e a secretária de Defesa Social, Viviane França.
Durante o encontro, foram discutidas estratégias para manter e aprofundar as relações institucionais entre a Prefeitura e a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), a participação da corporação no Centro Integrado de Comando e Controle Municipal de Contagem (CICC) - plataforma que integra em tempo real as ações das instituições de segurança, bem como no 1º Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública de Minas Gerais, no qual a proposta de intenção/criação foi assinada, ontem (25/9). Essa iniciativa busca ampliar a eficiência das ações e garantir mais proteção para os cidadãos.
Segundo a prefeita Marília Campos, o município tem responsabilidade com a segurança pública, tanto na prevenção quanto na proteção. Para ela, a criação do consórcio intermunicipal é uma estratégia para captar recursos e ampliar os investimentos em ações que tornem a cidade mais segura e tranquila para a população.
“Aqui, em Contagem, temos feito um grande esforço para integrar todas as forças de segurança como Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária, para garantir ações integradas e compartilhadas, que contribuam para uma cidade e uma região mais tranquilas. Vamos seguir com nossa política de fortalecer parcerias, investindo na prevenção, que muitas vezes é subestimada. Quando o ambiente público é acolhedor, ele é ocupado pela população, e isso traz mais segurança”.
Prefeita Marília Campos
“Contagem tem articulado fortemente a integração com as forças de segurança pública, e isso tem feito total diferença no atendimento às demandas da cidade. Trabalhamos de forma conjunta com as instituições e com o Ministério Público, que é um grande parceiro. Essa integração, sem dúvida, tende a se consolidar ainda mais. Com a criação do consórcio, estendemos esse trabalho a outros municípios, convidando os prefeitos a replicarem boas práticas e, principalmente, a fortalecerem a disputa orçamentária para o setor da segurança pública em suas cidades”, destacou a secretária de Defesa Social, Viviane França.
A delegada Gislaine de Oliveira, com 20 anos de atuação na Polícia Civil, expressou sua gratidão ao ser convidada pelo Conselho Superior da Polícia para assumir o departamento, que inclui cinco delegacias regionais e 18 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte. “Assumir cargo é um grande desafio, especialmente por ser uma região estratégica. O Conselho Superior da Polícia tem reconhecido cada vez mais o trabalho das mulheres, mas ainda enfrentamos barreiras e precisamos provar nossa competência constantemente. A segurança pública está fortalecida e unida, com a integração entre os órgãos e os serviços municipais. A reunião, de hoje, reforça essa parceria em prol da população.”