Os alunos da Escola Municipal Maria Silva Lucas, da região Ressaca, foram, na sexta-feira (19/9), na Estação Juventude. O local faz parte da programação em que os 30 estudantes da escola visitam, por meio do Programa “Juventude Cidadã”, diversos espaços públicos do município. Durante o encontro foram abordados temas como saúde e direitos humanos. O programa tem por objetivo envolver a comunidade escolar na prevenção à violência, incentivando os estudantes a construírem relações mais respeitosas, promover a cidadania e contribuir para tornar os espaços públicos do município mais seguros.
De acordo com a diretora de prevenção ao uso de drogas da Defesa Social, Natacha Sá Fortes, o “Juventude Cidadã” permite que alunos explorem temas como bullying e direitos da juventude, visitando locais do município.
“O programa visa prevenir a violência e envolver alunos em atividades semanais relacionadas
aos temas abordados, visitando locais como o Parque Cataguás, Parque Gentil Diniz,
Estação Juventude, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Defesa Social,
para que os estudantes entendam um pouco sobre as políticas públicas e demais assuntos”.
Natacha Sá Fortes, diretora de prevenção ao uso de drogas da Defesa Social
Os estudantes conheceram todos os espaços da Estação Juventude, além de se informarem sobre os serviços ofertados. "Essa foi uma ação intersetorial muito importante para contribuir com o percurso formativo dos jovens. A inclusão da Estação nesse percurso é fundamental para que os adolescentes conheçam o espaço, cada vez mais se apropriem das atividades ofertadas e conseguirem compreender a importância de reivindicarem os direitos da juventude”, disse a diretora de Políticas Públicas para as Juventudes, Raquel Souza.
O encontro também foi marcado pela dinâmica “Meu corpo: transformações e cuidados”, conduzida por uma equipe da UBS Vila Pérola.
“Fizemos essa apresentação para orientar e conversar com as crianças e adolescentes sobre o nosso corpo,
como ele muda ao longo da vida e como podemos cuidar dele com carinho, respeito e atenção.
É importante que eles entendam as transformações naturais que ocorrem no corpo humano,
a importância dos cuidados com o corpo em cada fase da vida, além de promover o autoconhecimento e a autoestima".
Danúbia Suélen de Oliveira, enfermeira da UBS Vila Pérola
Muito participativa durante toda a visita, a estudante Gabrielly Vitória ficou encantada com o espaço e com os temas abordados. “A gente precisa falar mais sobre esses assuntos, como os cuidados com o corpo, respeito e nossos direitos. Às vezes, a gente tem dúvida e não tem com quem conversar. Aqui, eu aprendi bastante e ainda conheci um lugar super legal, que se preocupa com a gente e com o nosso futuro”, disse a estudante.
A estudante Gabrielly Vitória ficou encantada com o espaço e com os temas abordados
Foto: Adelcio Ramos/PMC
Juventude Cidadã
A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Defesa Social, tem como objetivo principal promover encontros educativos e formativos com a participação da Guarda Civil, Patrulha Escolar, Patrulha da Mulher e toda a rede do município, conforme os temas abordados em cada encontro. As formações acontecem no contraturno escolar e têm duração média de três meses.
Durante esse período, os alunos participam de atividades voltadas à conscientização e ao engajamento em questões relacionadas à convivência respeitosa, à valorização da cidadania e à promoção de uma cultura de paz no ambiente escolar. Além disso, o Projeto “Juventude Cidadã” busca incentivar atitudes preventivas contra diferentes formas de violência, tanto dentro quanto fora da escola, contribuindo para a construção de espaços públicos mais seguros e acolhedores para toda a comunidade.
Estação Juventude