As obras de adequação da avenida João César de Oliveira às estações do Sistema Integrado de Transporte - SIM em frente ao Hospital Municipal entraram em uma nova etapa nesta quarta-feira (24/9), com a preparação do pavimento já sendo executada no sentido Sede. Quem passou pela via nos últimos dias pôde acompanhar os trabalhos de retirada de parte do passeio para o alargamento da avenida, preparando para os serviços que iniciaram hoje.
As adequações são necessárias para promover o nivelamento da pista às estações, garantindo que todos os cidadãos possam acessar as plataformas sem obstáculos, em atendimento às legislações e normas técnicas de inclusão e acessibilidade. Vale lembrar que as estações já foram construídas em concordância com as leis, mas a própria avenida João César de Oliveira apresenta naturalmente inclinações e desníveis que precisam ser corrigidos.
Para o subsecretário de Obras de Contagem, João Gustavo Lacerda, o cronograma das obras precisou ser reajustado, frente aos desafios enfrentados para manter o acesso ao Complexo Hospitalar. “Entendemos a importância dessa obra para a implantação do SIM e o quanto ele vai melhorar a vida dos contagenses, mas estamos atentos também aos impactos dessas intervenções no dia a dia das pessoas, principalmente por estar em frente ao hospital da cidade. Por isso, estamos trabalhando para concluir tudo o mais rápido possível”, afirmou.
As intervenções na avenida João César de Oliveira tiveram início em meados de agosto, contando com todo um plano de adequações no tráfego e desvios por ruas paralelas para reduzir os impactos no trânsito do local. Assim, tanto o Complexo Hospitalar (hospital e maternidade municipais) quanto o comércio e instituições instaladas na região continuam tendo o acesso garantido durante as intervenções.
“No sentido Eldorado já está tudo pronto em relação aos pavimentos sólido (concreto) e flexível (asfalto), tanto que estamos utilizando um desvio para a contramão para adequar o fluxo de veículos em direção à região Sede. Com o avanço nos trabalhos, esperamos em breve liberar a via nos dois sentidos em frente ao Hospital e concentrar nossos esforços na adequação da via nas outras duas estações, a do Cinco e a do Fórum”, explicou João Gustavo.
Avanços nas outras estações
A preparação nos dois outros trechos da avenida João César de Oliveira, nos quais serão feitas adequações, nas proximidades das estações Cinco e Fórum, seguem avançando. Isso adiantará o serviço quando os trabalhos na estação Hospital Municipal finalizarem. A demolição dos passeios e a escavação para o alargamento das pistas nos dois sentidos foram feitas, além de estar quase concluído o muro de contenção na margem da pista sentido Sede e em estágio bem avançado na pista sentido Eldorado.
A previsão é de que as intervenções, que já estavam inseridas no projeto desde sua concepção, sejam finalizadas em até 180 dias. Além destas obras, dois terminais também estão em construção, sendo o Sede, na mesma avenida, e o Vargem das Flores, localizado no bairro Darcy Ribeiro. A expectativa é de que o SIM seja totalmente implantado no segundo semestre de 2026, promovendo uma verdadeira transformação do transporte público e melhorando a mobilidade em Contagem.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos.