Os estudantes da E. M. Machado de Assis tiveram uma grande surpresa ao retornarem para as aulas do ano letivo de 2025. Além de encontrarem a unidade reformada, eles foram recebidos, na manhã desta quinta-feira (13/2), com uma programação diversa e algumas novidades, como o retorno das atividades do grêmio estudantil da escola.
De acordo com a prefeita Marília Campos a atividade foi um momento de celebração e integração entre a escola, os estudantes e a comunidade. “A Machado de Assis completa 35 anos neste ano e segue firme transformando vidas e oferecendo educação de qualidade aos estudantes”.
A prefeita também destacou a nova realidade vivenciada pelos alunos relativa à proibição do uso de celulares dentro do ambiente escolar, conforme determina a lei federal 15.100/2025, e que já tem alterado a rotina das escolas, como destacou a prefeita Marília Campos.
“Escola é lugar de aprender. Com esse objetivo estamos fazendo todo esforço para que nossos estudantes aprendam mais. Aqui no Machado de Assis os jovens estão interagindo mais, conversando mais, brincando mais e agradecemos aos pais e mães pela colaboração, para que essa realidade aqui da escola seja um exemplo para todas as outras de Contagem.”
Na oportunidade, Marília explicou que além da infraestrutura, também foram feitos investimentos no aprendizado dos estudantes. “Neste ano, estamos distribuindo mais de 65 mil kits escolares e 68 mil uniformes para todos os alunos da rede municipal. A entrega está em andamento e garantirá que as famílias não precisem arcar com esses custos. Ainda fornecemos kits de material coletivo para os professores, reforçando nosso compromisso com a valorização dos educadores”, explicou a prefeita.
A diretora da unidade, Cristiane Aparecida, ressaltou a “incrível transformação” pela qual a escola passou. “Hoje celebramos uma grande conquista que é a obra da escola. Vamos trabalhar por uma escola acolhedora, inclusiva e respeitosa, valorizando o protagonismo juvenil e, para isso, vamos recompor o grêmio estudantil”, anunciou.
Lindomar Diamantino, secretário de Educação, valorizou os esforços para a volta às aulas. “Assim como no Machado de Assis, em todas as escolas estamos com materialidade, amparo aos estudantes e educadores, investindo na gestão da escola e valorizando os servidores, temos os uniformes, a merenda, o kit e o transporte escolar. As escolas estão preparadas para a volta às aulas”.
A estudante Sofia Resende, do 9º ano, aprovou as reformas e pediu continuidade nos projetos curriculares. “Essa reforma foi muito importante, agora a chuva não atrapalha as aulas. Queremos que continuem todos os projetos, que são incríveis”.
Os estudantes participaram de atividades interativas relacionadas à mobilidade, segurança no trânsito, meio ambiente, coleta seletiva e outros - Fotos: Ricardo Lima/PMC
Mãe de Otávio Augusto, 9º ano, Vanderleia Reis, ressaltou o impacto da escola na vida dos estudantes. “Esse investimento na escola, na valorização da nossa cultura, nos educadores da escola, são coisas que vão ficar na memória dos nossos filhos e filhas. O principal objetivo da escola é humanizar as pessoas, para que os jovens possam ter o cuidado com o futuro do nosso país”.
Os estudantes fizeram apresentações de teatro, dança e capoeira. O DJ Johni animou a todos com sua música e uma demonstração de grafite, ao vivo, com o artista Benet Castro. Estandes interativos da saúde bucal, Zoonoses, Meio Ambiente, Transcon e Limpeza Urbana também participaram da atividade de boas-vindas, assim como os mascotes da Guarda Civil Municipal.
Estiveram presentes no evento as vereadoras Adriana Souza e Fatinha do Manancial; o vereador Vinícius Faria; e o administrador da Regional Industrial, Adilson Dutra.
Melhorias
A Escola Municipal Machado de Assis completa 35 anos em 2025. Ela iniciou suas atividades em 1983, como uma unidade da Fundação de Ensino de Contagem (Funec). Atualmente a escola atende 1.004 estudantes, do 1º ao 9º ano.
A escola recebeu reformas significativas no telhado, calhas, instalações elétricas e hidráulicas e pintura - Fotos: Ricardo Lima/PMC
Para a reforma da escola foram investidos R$ 3.208.700,66 sendo realizada a substituição de calhas, rufos e condutores, revisão completa do sistema de drenagem, substituição das portas, janelas, manutenção dos sistemas elétrico e hidráulico, pintura interna e externa das salas. Durante a reforma a escola funcionou normalmente.