Os agentes de Combate a Endemias (ACEs) de Contagem receberão um reforço para intensificar a luta contra a dengue e outras arboviroses. A partir da próxima terça-feira (4/2), 42 militares do Comando da 4ª Região Militar do Exército Brasileiro se juntarão às equipes do município para fortalecer as ações de prevenção e combate à dengue, zika e chikungunya. A iniciativa, que se estenderá durante o mês de fevereiro, tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do trabalho conjunto contra as arboviroses na cidade.
A parceria teve início nesta semana, quando os militares, que atuarão nas ruas visitando os domicílios, participaram de capacitação nos dias 30 e 31 de janeiro, com a equipe técnica da Secretaria de Saúde, que os orientou sobre atuação no combate às arboviroses no município.
Militares receberam capacitação sobre a situação das arboviroses no município e de como atuar para identificar e eliminar focos e criadouros do Aedes aegypti - Fotos: Fábio Silva/PMC
“O objetivo da capacitação foi apresentar o cenário epidemiológico de Contagem, as ações de eliminação dos focos do Aedes - que já são realizadas no município, e a simulação prática de identificação e eliminação de criadouros”, explicou a superintendente de Vigilância em Saúde, Elane Lobo.
O secretário de Saúde, Fabrício Simões, acredita que conscientizar o cidadão é uma das formas mais importantes de atuação, e ter o apoio do Exército fortalece muito essa luta. “Não vamos medir esforços para atuar contra o mosquito da dengue. Os agentes vêm desempenhando um ótimo trabalho na cidade durante todo o ano. Nesse momento de alerta, contar com o apoio dos militares é essencial”.
Ação conjunta
Durante o mês de fevereiro, agentes e militares vão atuar em visitas domiciliares para orientar a população sobre a importância do trabalho conjunto contra as arboviroses, além de identificar e eliminar os possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.
As ações de mobilização in loco começam na segunda-feira (3/2) com a visita dos ACEs nas regiões Nacional e Vargem das Flores e seguirão um cronograma que contemplará todas as regiões da cidade.
Na terça-feira (4/2), os militares vão a campo para reforçar o trabalho dos ACEs para acabar com os focos do mosquito Aedes aegypti. “Os agentes e os militares vão percorrer os bairros conscientizando o cidadão sobre as doenças e medidas que devem ser adotadas pela população para combater a dengue e, também, eliminar os criadouros”, acrescentou a superintendente.
Em 2024, Contagem recebeu 42 militares, contabilizando 2.658 vistorias em imóveis vistoriados, 1.270 focos eliminados e 102 tratados. A superintendente considera que a parceria entre os agentes e os militares do Exército no município foi acima do esperado. “A ação foi fundamental para alertar a todos sobre a importância de cada um fazer sua parte. Temos certeza que vamos obter êxito novamente”.
Dia D
Para encerrar as atividades em parceria com o Exército, no dia 8 de março, acontecerá uma grande ação em todo o município. A proposta é retornar aos locais mapeados que os agentes e militares não tiveram acesso ou tiveram uma negativa por parte dos proprietários. “Muitas vezes, os profissionais não encontram ninguém em casa, o que dificulta o trabalho. Então, vamos voltar em alguns pontos necessários para tentar concluir a ação”, completou Elane.
Medidas que devem ser adotadas, em casa, para combater a dengue:
- Não descartar lixo e inservíveis em vias públicas e lotes vagos.
- Tampar toneis e caixas d’água.
- Manter calhas sempre limpas.
- Deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo.
- Deixar ralos limpos e com aplicação de tela.
- Limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia.
- Limpar os potes de água para animais.
- Retirar água acumulada na área de serviço, recipiente de degelo de geladeiras e de trás da máquina de lavar roupa.
- Fazer o uso constante de repelentes com icaridina.
- Aplicar telas (podem ser feitas de filó) em janelas e portas.
Clique aqui e acesse a galeria de fotos.