22 OUT 2024
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Comida no prato a um baixo custo: conheça o cardápio da semana nos restaurantes populares de Contagem
Elaborado por nutricionistas, os pratos escolhidos não contém frituras

Os restaurantes populares de Contagem, que servem, diariamente, cerca de 4.700 refeições, diariamente contam com cardápios cuidadosamente elaborados e livres de frituras, proporcionando uma alimentação mais saudável a quem faz uso dos espaços no Eldorado, Ressaca ou Nova Contagem.

Elaborado por nutricionistas, o cardápio de segunda-feira (21/10) teve arroz, feijão, isca de frango acebolada, virado de vagem com ovos, salada (acelga e cenoura) e doce como sobremesa. Já nesta terça-feira (22/10), o arroz e o feijão terão a companhia de um bife bovino acebolado, purê de batatas, salada (cenoura e pepino com hortelã) e uma fruta como sobremesa.

A carne de quarta-feira será uma sobrecoxa ensopada. Junto com arroz e feijão, que são base da alimentação em todos os dias da semana, a refeição conta, ainda, com quiabo com moranga, salada (tabule) e fruta como sobremesa. No dia seguinte será a vez dos usuários saborearem, além do arroz com feijão, um bife de frango acebolado, ratatouille (legumes variados cozidos), salada (alface com tomate) e fruta como sobremesa.

Para fechar a semana, quem gosta de uma feijoada pode ir até um dos restaurantes. É o prato do dia, que pode ser trocado por feijão preto, acompanhado de arroz, farofa dourada, salada (couve e vinagrete) e uma fruta para fechar a refeição. Em todos os dias da semana, o usuário pode optar por substituir a proteína (carne) do dia, por ovos mexidos.

Em nenhum dia o cardápio se repete. No restaurante de Nova Contagem há, também, jantar, no valor de R$ 2,50. O almoço custa R$ 5,50 valor que é possível devido à Prefeitura arcar com mais de 50% do valor de custo. Confira, aqui, o cardápio completo de cada dia da semana e qual o jantar servido em Nova Contagem!

Mais de 3 milhões de refeições servidas

Nos três restaurantes populares da cidade, o número de refeições servidas mais que dobrou nos últimos três anos, atingindo a marca de cerca de 3 milhões durante todo o período. Cerca de 1.600 refeições são, ainda, destinadas às cozinhas comunitárias que fazem a distribuição das refeições, de forma gratuita, para 470 famílias em situação de vulnerabilidade.

“Desperdício Zero”

Dentro dos locais, há campanhas periódicas contra o desperdício de alimentos. O público pode solicitar à pessoa que serve colocar mais ou menos de algum ítem ou, até mesmo, não colocar, evitando que alimentos sejam desperdiçados. As campanhas acontecem a cada 45 dias, por cartazes ou amostras visuais, buscando a conscientização das pessoas que trabalham ou frequentam os espaços. A campanha tem o nome de “Desperdício Zero”.

Onde ficam os restaurantes?

Restaurante Popular de Nova Contagem - rua Maria José Chiodi, 37 – Nova Contagem

Horário do jantar: 17h às 19h30

Restaurante Popular Eldorado - rua Madre Margherita Fontanarosa, 420 – Eldorado