A prefeita de Contagem, Marília Campos, participou nesta sexta-feira (5/7) da cerimônia de entrega de 12 locomotivas da fabricante Wabtec, a VLI Multimodal. S.A, empresa de transporte ferroviário que também tem atividades em Contagem. Na ocasião, a prefeita destacou a confiança da empresa no município, onde está a principal planta do grupo. A Wabtec também está investindo na modernização da fábrica, tornando Contagem polo mundial na fabricação de locomotivas.
A empresa está concentrando sua área de pesquisa e desenvolvimento no município, investindo R$20 milhões, gerando emprego para 300 engenheiros, além de outros 650 empregos diretos somente na unidade localizada em Contagem.
Investimentos da VLI Multimodal. S.A., líder na produção de locomotivas, vão gerar centenas de empregos no município - Fotos: Luci Sallum/PMC
A prefeita parabenizou a Wabtec “pela aposta no desenvolvimento, no investimento econômico, que, sem dúvida nenhuma, fortalece toda a política de desenvolvimento no nosso estado, no Brasil e também na portagem (espécie de pedágio)”.
Na oportunidade, que também contou com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, a prefeita Marília Campos defendeu mais uma vez a criação dos trens de passageiros para a região metropolitana de Belo Horizonte. Segundo ela, o modal poderá ajudar nas questões de mobilidade das cidades do entorno da capital, facilitando o deslocamento entre elas, o que permitirá a economia de recursos e tempo para os passageiros.
A prefeita destacou que a região metropolitana possui um anel ferroviário, na região metropolitana, que passa em 22 cidades, e se funcionasse para o transporte de pessoas proporcionaria melhorias significativas na mobilidade urbana.
“Nós precisamos de decisões políticas. Não vamos abandonar o transporte rodoviário, mas nós precisamos melhorar também a qualidade de vida. Por isso, essa demanda do transporte sobre trilhos para transportar passageiros, tem que ser uma realidade em Minas Gerais, porque já é uma realidade em São Paulo, inclusive”, ressaltou Marília.
O secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, que representou o governo Federal na cerimônia, informou aos presentes que foram contratados estudos para avaliar a possibilidade econômica e a viabilidade técnica de seis possíveis rotas de passageiros. As conclusões dos estudos, segundo o secretário-executivo, devem ficar prontas no início do próximo ano, para que o Ministério dos Transportes, em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres(ANTT), dê início ao processo licitatório.
“Muito provavelmente o governo federal vai ter que colocar recursos públicos, porque passageiros ferroviários no mundo inteiro não fecham a conta sem recursos públicos. Então é uma discussão que nós estamos tendo com o Ministério da Fazenda, como nós vamos fazer essa agenda de garantir esses recursos para complementar os investimentos do setor privado.”