27 JUN 2024
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
REGIONAL INDUSTRIAL
TRANSFORMAR CONTAGEM
Cultura e solidariedade: exposição fotográfica e Campanha do Agasalho acontecem no Só Marcas
Foto: Flávia Nunes/PMC
“Visibilidade: A Rua e Seus Olhares”, do artista  Daniel Márcio e início da Campanha do Agasalho iniciaram nessa terça-feira (25/6)

Na noite desta terça-feira (25/6), o Só Marcas Outlet foi palco de um evento de abertura que uniu arte e solidariedade: o lançamento da exposição fotográfica "Visibilidade: A Rua e Seus Olhares" e a Campanha do Agasalho. O evento foi aberto ao público e iniciou um período de quatro semanas em que as pessoas podem não apenas apreciar a obra, mas também colaborar com quem mais precisa.

A exposição reúne um conjunto de fotografias que capturam as pessoas em situação de rua atendidas pelo município, proporcionando um olhar sensível e humano sobre essa realidade, muitas vezes invisível. As imagens de Daniel Márcio são comprometidas com a causa social, e buscou retratar, com dignidade e respeito, os indivíduos que enfrentam essa condição.

O fotógrafo Daniel Márcio comentou sobre a necessidade de mais empatia e respeito com as pessoas em situação de rua. “Esse é meu grande sentimento com essa exposição. Precisamos criar mais políticas públicas e movimentar o Estado, para que a sociedade, aos poucos, também se movimente. A exposição pode até não ser um divisor de águas, mas ao menos, traz o tema, a empatia, para com esse grupo de pessoas, além de uma reflexão.”, afirmou.

Além de apreciar a arte fotográfica, os visitantes terão a oportunidade de participar da “Campanha do Agasalho”, doando roupas e cobertores que serão destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade social. A campanha visa arrecadar itens essenciais para enfrentar o inverno rigoroso, trazendo conforto e proteção a este grupo de pessoas.

O objetivo da campanha é que as pessoas visitem a exposição e aproveitem e deixem suas doações diante da empatia com a causa. Algumas lojas, inclusive, se comprometeram a dar 10% de desconto às pessoas que doarem um agasalho em bom estado de uso.“É gratificante ver como a arte pode despertar a solidariedade. A exposição traz um olhar diferente sobre a realidade das ruas, mas também incentiva as pessoas a agirem de forma diferente diante dessa situação”, afirmou Michele Caldeira, subsecretária de Assistência Social.

Para a subsecretária de Trabalho e Geração de Renda, Alessandra Lopes, a exposição e a Campanha do Agasalho são provas de que a arte e a solidariedade podem caminhar juntas, promovendo não só a reflexão, mas também a ação em benefício de uma sociedade mais justa e empática. “A população contagense sempre primou pela solidariedade ao próximo. As pessoas que tiverem um agasalho, um cobertor que não use e esteja em bom estado, doe. É uma causa nobre e que ajuda pessoas que precisam. Junto a isso, ainda podem apreciar uma bela exposição de um artista da nossa cidade”, convidou.

“A combinação da exposição com a campanha de arrecadação busca não apenas sensibilizar a população sobre a realidade das ruas, mas também incentivar a participação ativa na melhoria das condições de vida dessas pessoas, com consequente saída delas da situação atual”, completou Alessandra.

Para o representante da Diretoria Estadual de Políticas para a População em Situação de Rua e Catadores, Ronnie Leão, é crucial combater o estigma enfrentado por pessoas em situação de rua. “Trabalhamos para garantir os direitos humanos dessas pessoas. Quem está em situação de rua é um ser humano que, em algum momento, teve um lar, família e acesso a serviços. Por diversas razões e violações de direitos, acabaram nas ruas”, afirmou Ronnie Leão.

“Muitas pessoas acham que é fácil viver nas ruas, mas não sabem como é lidar com o frio, chuva e a falta de um lugar para tomar banho. Somos muito discriminados, diariamente. Há muita gente que precisa apenas de uma ajuda para sair dessa situação. É importante que possamos lutar por melhores condições e superar as dificuldades. Um apoio é sempre bem-vindo”, comentou o usuário do Centro de Referência de Atendimento à Pessoa em Situação de Rua, Paulo Rodrigues.

Solidariedade

A exposição, que acontece paralelamente à campanha, oferece uma excelente oportunidade para os visitantes conhecerem mais sobre a realidade das pessoas que vivem em situação de rua, enquanto ajudam os que mais precisam. Uma caixa de coleta se encontra na entrada da galeria e a adesão do público se faz de suma importância. A campanha, que visa arrecadar agasalhos e cobertores para pessoas em situação de rua.

Serviço:

Exposição: "Visibilidade: A Rua e Seus Olhares"

Local: Só Marcas Outlet - Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1336 - Cidade Industrial - 2º andar

Autor: jornalista Flávia Nunes / Edição: João Cavalcanti