27 JUN 2024
ESPORTES,LAZER E JUVENTUDE
Atletas da Ginástica de Trampolim de Contagem se preparam para a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior e Elite

Os atletas do projeto de Ginástica de Trampolim de Contagem estão prontos para enfrentar mais um importante desafio. Entre os dias 28 e 30 de junho, eles disputarão o Campeonato Brasileiro Júnior e Elite da modalidade, evento que promete agitar o Ginásio do Minas Tênis Clube, situado na rua da Bahia, 2244, em Belo Horizonte. A entrada será gratuita, proporcionando a oportunidade para que todos possam assistir e apoiar os talentos locais.

“Estamos muito animados
para mais uma competição importante.
A nossa preparação foi muito forte
e os atletas estão bem preparados

Cristina Trópia, coordenadora da Ginástica de Trampolim de Contagem

Além dos 19 atletas que competirão em três modalidades distintas (individual, sincronizado e duplo mini), a delegação de Contagem contará com cinco pessoas na equipe técnica. Entre os treinadores estarão Eliene Novais, André Silva, Cristina Trópia e Rodrigo Bachur, além do fisioterapeuta Gustavo Mendonça, que desempenhará um papel crucial na manutenção da condição física dos atletas, garantindo que estejam no auge de seu desempenho durante as competições.

A coordenadora do projeto, Cristina Trópia, expressou otimismo em relação à participação dos atletas. “Estamos muito animados para mais uma competição importante. A nossa preparação foi muito forte e os atletas estão bem preparados. Acreditamos que eles podem alcançar excelentes resultados para a cidade novamente, se apresentando em alto nível”, afirmou.

Para esta competição, a delegação da Prefeitura de Contagem/AGTC contará com algumas caras novas. É o caso de Guilherme Brandão, 11, que competirá na categoria junior B. O atleta, que já brilhou no Campeonato Mineiro, se prepara, agora, para sua estreia no Campeonato Brasileiro. "As expectativas são as melhores possíveis, afinal, treinei três anos para isso. Fui bem no Campeonato Mineiro e estou muito feliz de competir no torneio nacional", afirmou.

Outra novidade é o retorno de Ana Júlia, 14, que competirá na categoria júnior. No início de 2023, ela enfrentou uma lesão séria na perna esquerda, que a afastou dos treinos. Sua recuperação e retorno às competições são vistos como uma grande vitória pessoal. "A expectativa é que eu possa alcançar um bom resultado, ficando satisfeita com meu desempenho. Quero dar o meu melhor em cima do trampolim, sabendo que o resultado será uma consequência do trabalho realizado", relatou.

Atletas da Ginástica de Trampolim de Contagem têm colecionado importantes resultados no cenário estadual e nacional  Foto: Ronnie Von/PMC

Oferecido pela Prefeitura Municipal em parceria com a Associação de Ginástica de Trampolim de Contagem (AGTC), o projeto tem sido um celeiro de grandes talentos da cidade. No ano passado, os atletas brilharam nas duas edições do Campeonato Brasileiro, realizadas em junho, no Minas Tênis Clube, e em setembro, em Aracaju, Sergipe. Nas competições, a equipe conquistou um total de 48 medalhas, sendo 27 de ouro, 13 de prata e oito de bronze.

Entre os destaques esteve Maria Luiza Marcante, que conquistou três medalhas de ouro em diferentes categorias na edição de junho. Este ano marca sua estreia na categoria elite. Ela espera repetir seu desempenho e vencendo os desafios. "Vou competir contra atletas de alto nível, que estão na corrida para as Olimpíadas. Nossa preparação envolveu um intenso esforço físico e mental. Estou confiante que poderei aplicar tudo o que treinamos. Assim como no ano passado, espero alcançar excelentes resultados para Contagem", afirmou.

O projeto

A Prefeitura, em parceria com a Associação de Ginástica de Trampolim de Contagem (AGTC), oferece aulas gratuitas de Ginástica de Trampolim para mais de mil jovens e crianças em toda a cidade. O projeto não apenas fomenta a prática esportiva, mas também promove o desenvolvimento pessoal e valores fundamentais como saúde, trabalho em equipe, dedicação, compromisso e coragem.

Atualmente, as atividades ocorrem em cinco núcleos diferentes: Ginásio Poliesportivo Tropical, Educarte Lucas Braga, Escola Municipal Lígia Guimarães, CSU Eldorado e CEU das Artes. Além disso, o projeto recebe apoio da Belgo Bekaert Arames/ArcelorMittal por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.

Confira, abaixo, os atletas do projeto de Contagem que participarão do Campeonato Brasileiro de Ginástica de Trampolim e em quais modalidades disputarão:

Júnior B Feminino

Rafael Oliveira Andrade - Individual

Vinicius Luiz Sousa Celestino - Individual e Sincronizado

Wallace Sousa Celestino - Individual e Sincronizado

Autor: estagiário Guilherme Faria, supervisionado pelo jornalista João Cavalcanti