24 JUN 2024
DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
Prêmio “Efigênia Francisca”: indicações podem ser realizadas até o dia 4 de julho no portal

Mulheres negras que tenham se destacado em ações, projetos ou iniciativas voltadas à promoção da inclusão social e ao combate das desigualdades raciais poderão ser indicadas ao 11º Prêmio “Efigênia Francisca”. As indicações devem ser feitas até às 23h59, do dia 4/7, conforme previsto no edital. O prêmio será entregue no dia 25 de julho, quando se celebra  o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

No Brasil, a data também é celebrada como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, conforme estabelecido pela lei nº 12.987/2014. O Prêmio “Efigênia Francisca” é promovido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, por meio do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, e vai homenagear 15 mulheres negras residentes no município de Contagem.

Indicações
As indicações deverão ser realizadas no portal da Prefeitura de Contagem pelo link , clicando aqui, ou pelos e-mails spr.smdhc@contagem.mg.gov.br / cmpir.contagem@gmail.com, com preenchimento correto da ficha (clique para acessar), que consta no edital Efigênia Francisca, publicado no Diário Oficial de Contagem (DOC), dia 3 de junho, págs. 10 a 12.

Dona Efigênia Francisca Martins foi uma importante liderança da confraria da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e da comunidade Ciriacos. Criadora da guarda de congo feminina, dona Efigênia nasceu em 20 de novembro de 1947, na cidade de Cristiano Otoni, e faleceu dia 5 de março de 2006. Francisca migrou para Contagem ainda criança. Na cidade, residiu nas mediações da comunidade dos Ciriacos, conheceu Antônio Ciriacos, com quem se casou e teve oito filhos, 12 netos, três bisnetos e seis filhos adotivos, que carregam o seu legado dentro e fora da comunidade e do município.

Premiação

As premiadas serão agraciadas com troféus e certificados, nas seguintes categorias:

I - Atuação no campo da Política para as Mulheres;

II - Resistência quilombola;

III - Defesa de direitos e combate à violência contra a mulher;

IV - Defesa de direito à saúde da mulher negra;

V - Atuação na cultura;

VI - Atuação na área da educação;

VII - Atuação nos Congados;

VIII - Trajetória como liderança das religiões de matriz africana;

IX - Atuação em movimentos e grupos de Juventudes;

X - Atuação com Pessoa Idosa;

XI - Atuação na defesa dos direitos da Pessoa com Deficiência;

XII - Atuação na cultura Hip Hop;

XIII - Liderança de Associação Comunitária e ONG;

XIV - Empreendedorismo negro;

XV – Atuação relevante junto a migrantes e refugiados.

Autor: jornalista Raquel Lopes / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo