24 JUN 2024
ESPORTES,LAZER E JUVENTUDE
Eventos esportivos de Contagem arrecadaram mais de dez toneladas de alimentos em três anos
Foto: Adelcio Ramos/PMC

Os eventos esportivos promovidos e apoiados pela Prefeitura de Contagem têm se destacado cada vez mais pelo viés inclusivo e solidário. Além de incentivar a prática saudável, eles têm contribuído significativamente para a arrecadação de alimentos e itens de necessidade básica, demonstrando o compromisso da administração municipal com a solidariedade e o apoio às pessoas necessitadas.

A 16ª Corrida da Avenida João César de Oliveira, realizada no dia 26 de maio deste ano, foi um exemplo marcante. Apenas nessa edição, mais de 2,4 toneladas de leite foram arrecadadas, além de 58 litros de água mineral. Na primeira semana de junho, os itens seguiram para Novo Hamburgo, uma das mais de 440 cidades impactadas pela tragédia no Rio Grande do Sul. Os produtos foram destinados aos abrigos da cidade gaúcha.

"A solidariedade manifestada pelos participantes da corrida
e pela população reflete o verdadeiro espírito comunitário
que buscamos promover em nossos eventos esportivos.
Estamos orgulhosos de ver como o esporte pode ser
uma ferramenta poderosa para fazer a diferença
na vida das pessoas"

Danielle Máximo, secretária de Esportes e Lazer

A edição não foi um caso isolado. Desde 2021, quando o evento ainda era conhecido como "Corrida do Trabalhador", a arrecadação de alimentos tem sido uma prática constante. Somando as doações da corrida de maio deste ano e das edições anteriores, ultrapassa-se a marca de 4 toneladas de leite arrecadadas, demonstrando a continuidade e o crescimento da solidariedade nos eventos da Prefeitura de Contagem.

Outro bom exemplo é a “Corrida Noturna", realizada pela primeira vez em setembro de 2022. Em apenas duas edições, mais de 2,1 toneladas de leite foram coletadas e encaminhadas ao Banco de Alimentos da Prefeitura, que redistribuiu para instituições cadastradas e conveniadas, incluindo casas de repouso e creches.

A secretária de Esportes e Lazer, Danielle Máximo, destacou o impacto transformador das ações. "A solidariedade manifestada pelos participantes da corrida e pela população reflete o verdadeiro espírito comunitário que buscamos promover em nossos eventos esportivos. Estamos orgulhosos de ver como o esporte pode ser uma ferramenta poderosa para fazer a diferença na vida das pessoas", disse.

A população de Contagem deu um show de solidariedade, ajudando muitas pessoas na cidade e também no Rio Grande do Sul   Fotos: Adelcio Ramos/PMC

Focada em promover o empoderamento feminino e a igualdade de gênero, a corrida “Contagem Por Todas”, que celebra o Dia Internacional da Mulher, também é uma peça fundamental neste contexto. Desde a primeira edição do evento, realizada em maio de 2022, aproximadamente 8 mil kits de higiene pessoal foram arrecadados. Compostos por xampu e condicionador ou desodorante, sabonete e pasta de dente, os itens foram distribuídos para diversas instituições locais sugeridas pelo Conselho da Mulher e pela Superintendência de Políticas Públicas.

O “Kmon Ride”, um evento destinado aos entusiastas dos esportes radicais e realizado em diversas cidades do Estado, foi sediado em Contagem e apoiado pela Prefeitura em duas ocasiões, proporcionando aos moradores do município a oportunidade de se inscreverem gratuitamente mediante a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis. A primeira edição, em julho de 2023, resultou na arrecadação de aproximadamente 800 kg de alimentos, posteriormente destinados às instituições sociais cadastradas no Banco de Alimentos da Prefeitura, contribuindo para a garantia da segurança alimentar de pessoas mais vulneráveis do município.

Na segunda edição, realizada em maio deste ano, a arrecadação foi ainda mais expressiva, alcançando cerca de uma tonelada de alimentos, que foram encaminhados para as vítimas da tragédia que assolou o Rio Grande do Sul.

Matérias relacionadas:

- Itens arrecadados na 16ª Corrida da Avenida João César de Oliveira seguem para Novo Hamburgo no RS

- Kits de higiene arrecadados na Corrida "Contagem Por Todas" foram entregues na Casa da Pessoa Idosa

Autor: estagiário Guilherme Faria, sob supervisão do jornalista João Cavalcanti