24 JUN 2024
DEFESA SOCIAL
REGIONAL NACIONAL
SERVIÇO
Por meio de seminário e ações, Prefeitura discute a prevenção e combate à violência nas escolas

A Prefeitura de Contagem realizou, nos últimos dias, no auditório da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC), unidade Contagem, um seminário voltado a um dos eixos do Programa “Juventude Cidadã”, que é o combate ao bullying e cyberbullying.

Sob coordenação Superintendência de Prevenção a Violência da Secretaria Municipal de Defesa Social (Seds), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), o evento teve como estratégia a capacitação para diretores, equipe pedagógica e professores das escolas Municipais, conselheiros tutelares e Guarda Civis do Município de Contagem, com foco na prevenção às violências no ambiente escolar. Cerca de 300 pessoas estiveram presentes. As atividades do programa seguem até o final do ano.

“Esse projeto possui algumas vertentes e temos como parceiro a Seduc. As temáticas do bullying e cyberbullying são primordiais para fortalecer o trabalho que é feito no município em benefício dos nossos jovens no ambiente escolar”, explicou a subsecretária de Segurança da Secretaria de Defesa Social, Sírlei de Sá Moura.

"Juventude Cidadã" teve como estratégia a capacitação das pessoas com foco na prevenção às violências no ambiente escolar    Fotos: Adelcio Ramos/PMC

As capacitações buscam conscientizar a comunidade escolar sobre a gravidade e os efeitos do bullying e cyberbullying na vida dos estudantes, bem como fornecer estratégias e recursos para identificar, prevenir e como agir nas eventuais situações de risco. “Eu vejo com bons olhos esse tipo de temática uma vez que é importante que pais, educadores e toda a sociedade se unam para ajudar a prevenir e combater essa forma de violência”, ressaltou a professora de matemática, Ana Lúcia Soares e Silva.

Juventude Cidadã retorna na E.M. Prof Wancleber Pacheco, na região Nacional

O Projeto “Juventude Cidadã” retornou, esse ano, à E.M. Prof. Wancleber Pacheco, na região Nacional. Conhecido por ser uma iniciativa da Secretaria Municipal de Defesa Social (Seds), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), o programa sempre teve como premissa o engajamento da comunidade escolar na prevenção de atos delituosos, na sensibilização e participação dos estudantes na construção de relações mais respeitosas, promoção da cidadania e a garantia de espaços públicos mais seguros no município.

Ao todo, foram selecionados 30 estudantes que, ao longo de três meses, poderão ter acesso a palestras, excursões, cinema, parques e visitas a órgãos públicos, como a Câmara Municipal. Tudo direcionado para contribuir na formação cidadã de crianças e adolescentes. “Somos a primeira escola da região a receber o projeto e temos uma gratidão pela escolha. Precisamos trabalhar a vulnerabilidade social dentro e fora das escolas e acredito que esse tipo de iniciativa só vem para somar”, destacou a diretora da escola, Grace Nunes Bastos.

Atividades diversas tem acontecido E.M. Prof. Wancleber Pacheco, na região Nacional   Fotos: Adelcio Ramos/PMC

“O percurso formativo é maravilhoso para os alunos e alunas dessa escola. Vamos trabalhar principalmente a não violência dentro do âmbito escolar. Após todo o cronograma, faremos uma formatura ao lado desses jovens”, comentou a secretária municipal de Defesa Social, Viviane França.

Pluralidade na abordagem

Nas palestras, com foco na juventude e no futuro, os alunos aprendem sobre namoro, afetividade e prevenção à violência doméstica. Também serão abordados assuntos sobre a formação humana desde a infância; denúncias de crimes contra a mulher, entre outros assuntos.

Por ter sido referência em 2023, a meta do programa é trazer mais cidadania aos estudantes municipais de Contagem. Dentro do cronograma existem excursões culturais, sessões de cinema gratuitas.

Os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecerem a Estação Juventude, um espaço dentro do município onde são oferecidas oficinas culturais; o parque Gentil Diniz, onde terão a oportunidade fazer uma visita guiada, em que vão estudar sobre riscos hidrológicos e geológicos com a Defesa Civil de Contagem; e o Parque Fernão Dias, onde ocorre debates com temas sobre direitos das crianças e dos adolescentes e noções de meio ambiente.

CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos

Autor: jornalista Leonardo Melo / Edição: João Cavalcanti