04 ABR 2024
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
TRABALHO E RENDA
TRANSFORMAR CONTAGEM
Mais emprego: Contagem teve saldo positivo de 875 empregos com carteira assinada em fevereiro

Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e foram compilados pelo Observatório Socioeconômico de Contagem

Os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do último mês fevereiro, reforçam a expectativa de que o ano de 2024 será histórico na geração de novos empregos com carteira assinada. Ao todo, Contagem teve um saldo positivo de 875 novos empregos, o que consolida Contagem como uma cidade que gera oportunidades aos moradores de idades e experiências variadas.

Os dados foram disponibilizados pelo Ministério do Trabalho e Emprego e compilados pelo Observatório Socioeconômico de Contagem, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Assim como foi em 2023 - quando Contagem contabilizou, em dezembro, saldo positivo de 26.301 novos empregos - 2024 continua numa crescente quanto à empregabilidade. Na soma dos dois primeiros meses do ano, o município gerou 1.292 novos empregos. Em perspectiva histórica, de janeiro de 2021 a fevereiro de 2024, foram 27.593 novos postos de trabalho na cidade. O resultado reflete os investimentos e o trabalho da política de desenvolvimento econômico da atual gestão que, junto a uma desburocratização, realizada pela atual gestão, não apenas possibilitou a chegada de novas empresas em Contagem, como permitiu várias, já instaladas, se desenvolverem e crescerem.

Em fevereiro, o comércio foi o setor que mais gerou novos empregos com carteira assinada, 444 ao todo. Em segundo lugar vem o de serviços, registrando 317. A indústria, por sua vez, registrou 232 novos empregos. O setor agropecuário ficou praticamente estável, com acréscimo de três novos postos. Contudo, a construção civil teve um saldo negativo de 121 empregos. Contudo, o saldo do mês permaneceu positivo.

Empregabilidade

Contagem, em 2023, foi a cidade que mais empregou no Estado, ficando apenas atrás de Belo Horizonte. Muito desse sucesso se deve às parcerias feitas entre a Prefeitura de Contagem e empresas parceiras, que diariamente oferecem oportunidades às pessoas da cidade, exigindo ou não experiência. Um dos pilares destes números são as ofertas diárias no Sine Contagem, que somam centenas de oportunidades aos moradores da cidade.

Autor: jornalista Guilherme Jorgui / Edição: João Cavalcanti
Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024