26 MAR 2024
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO
PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO
Contagem reafirma compromisso de transparência e participação cidadã em reunião da OGP

A Prefeitura de Contagem tem fortalecido ações para promover uma gestão pública ainda mais transparente, inclusiva e eficaz para todos os cidadãos. Nesse sentido, reforçou o compromisso do município com o Governo Aberto na 1ª Reunião do Ano da OGP Local (Parceria para Governo Aberto), durante encontro realizado on-line, na última semana. Na reunião, foram discutidas diversas oportunidades oferecidas por parceiros da OGP para o desenvolvimento de ações, em áreas específicas, relacionadas ao Governo Aberto. Também foram apresentados o calendário de eventos previstos para o ano de 2024, bem como novas oportunidades de interação e colaboração entre os membros da organização.

Em reunião on-line, com representantes de 87 países, Contagem reafirmou compromisso
com o Governo Aberto (transparência, participação cidadã e gestão eficaz)
Imagem: print da tela da reunião on-line

Cerca de 105 cidades, de 87 países que compõem a OGP participaram do encontro virtual, entre elas representantes de Contagem/MG, Osasco e São Paulo/SP, além do estado de Santa Catarina e da Controladoria Geral da União. Contagem foi representada pela controladora-geral do município, Nicolle Bleme, e pela coordenadora do Núcleo de Transparência, Bárbara Nishimoto.

Segundo Nicolle Bleme, esta atuação em rede com parceiros nacionais e internacionais é fundamental e estratégica para a cidade. “Tendo em vista o papel de protagonismo de Contagem nas ações de Governo Aberto em Minas Gerais e no Brasil, é essencial fortalecer laços e colaborar com outras instituições comprometidas com a transparência e a participação cidadã”.

Ela destacou que os compromissos firmados pelo município com a OGP permanecem ainda mais sólidos. “Isso demonstra nosso empenho contínuo em promover uma gestão pública mais transparente, inclusiva e eficaz para todos os cidadãos de Contagem”.

Durante o encontro foi divulgado o 5° Encontro Brasileiro de Governo Aberto, que ocorrerá em abril, na cidade de Osasco, São Paulo, onde Contagem será representada pela procuradora-geral do Município, Sarah Campos, que também atua como Ponto de Contato (POC) de Contagem junto à OGP Local.

Contagem na OGP

A OGP é uma iniciativa lançada, em 2011, por chefes de estado e de governo de diversos países, com o objetivo de promover maior transparência, participação cidadã e inovação no setor público.

Contagem é a única cidade mineira representada na OGP, desde de 2022. Na ocasião, foi lançado o Primeiro Plano de Governo Aberto de Contagem, o qual possui cinco compromissos, incluindo melhorias no Portal da Transparência; desenvolvimento de aplicativo para serviços prestados por instituições do terceiro setor, em parceria com o município; elaboração do Plano de Integridade de Contagem (PIC); e criação da Câmara de Prevenção e Resolução Administrativa de Conflitos em Contagem (Cprac).

Autor: Wendell Rafael / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo