Contagem tem trabalhado de forma séria para combater a fome e fazer da agricultura familiar um modelo de sucesso para os pequenos agricultores. Nessa quarta-feira (25/10), a prefeita de Contagem Marília Campos participou do 2º Encontro Regional Iclei Minas Gerais, na Prefeitura de Belo Horizonte. O Iclei é uma rede global de governos locais e subnacionais dedicada ao desenvolvimento urbano sustentável e, neste ano, o tema escolhido para o encontro foi: "O Poder Transformador dos Sistemas Alimentares Sustentáveis".
Em sua participação, Marília falou dos avanços da política de segurança alimentar, nutricional e agroecologia na cidade. “Ampliamos o número de refeições diárias dos restaurantes populares de 2.300 para 4.300; inauguramos mais cinco novas cozinhas comunitárias, totalizando sete e ampliamos o número de pessoas em situação de vulnerabilidade atendidas de 700 para 1.700”, destacou.
Ela ainda ressaltou as políticas públicas realizadas pelo Centro Municipal de Agricultura Urbana e Familiar (Cmauf), por meio de 33 unidades produtivas de agricultura urbana, 28 hortas comunitárias e quatro pontos de feiras para a venda dos produtos. “Estamos produzindo alimentos para as famílias cadastradas, gerando renda e fortalecendo os laços comunitários”.
A modernização do Banco de Alimentos da Prefeitura, que atende atualmente 7 mil pessoas por semana por meio das 55 instituições beneficiadas e devidamente cadastradas com critérios públicos, também foi lembrado por Marília. “O investimento em todas essas iniciativas somam R$ 14 milhões, custeados pelo município, para garantir mais dignidade e comida na mesa daqueles que mais precisam”.
A subsecretária de Segurança Alimentar, Nutricional e Agroecologia, Cida Miranda, falou sobre a participação de Contagem no ICLEI. “É importante estar associado a essa organização porque ela defende sistemas de segurança alimentar sustentável e sistemas alimentares justos, resilientes e circulares e agendas climáticas. O Iclei busca descobrir tecnologias sociais, sustentáveis e ambientais para ajudar os municípios a enfrentar o problema da fome e aproveitar os recursos disponíveis”.
É de olho nas soluções sustentáveis para a natureza, que também participou do encontro a secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Maria Tereza Camisão Mesquita: “É sempre muito importante esses encontros em que a ocorre a troca de experiências com outros municípios. São oportunidades de se aprender, conhecer boas práticas e também poder mostrar os resultados dos projetos e políticas públicas já em andamento no município”.
A secretária informou, ainda, que nesta semana a Semad iniciará os trabalhos para a elaboração do Plano Local de Adaptação Climática (PLAC). “ A construção do Plac é uma ação transversal que vai envolver diversos atores, tanto do poder municipal, quanto privados, e da sociedade civil. Isso envolve diversas políticas públicas, entre elas, a Segurança Alimentar, Agroecologia, produção sustentável. Por isso é bem importante discutir a questão da Segurança Alimentar”.
Programa de Transição Energética das Cidades
Maria Tereza Camisão Mesquita informou, também, que Contagem, juntamente com três outras cidades brasileiras, foi escolhida para apresentar um projeto dentro do Programa de Transição Energética das Cidades (Petec). “Nós fomos escolhidos, junto a outras cidades, pelo bom projeto e capacidade de apresentação e busca por financiamento”. Entre as propostas apresentadas por Contagem estão a instalação de quatro usinas fotovoltaicas, sendo uma delas na sede da Prefeitura, outra no galpão de triagem do Aterro Perobas e nos parques municipais Amendoeiras e Tropical.
“A instalação nesses parques a gente escolheu tendo por objetivo não só a consciência energética, mas também como uma possibilidade da gente usar os parques para fazer programas de educação ambiental sobre essa temática”, completou a secretária.
Mais sobre o Iclei
O evento está integrado ao 3º Seminário Internacional de Segurança Alimentar e Nutricional de Belo Horizonte. Criado em 2017, o seminário vem se estabelecendo como um espaço de reflexão, aprendizado e compartilhamento de experiências sobre questões fundamentais para a construção de políticas inclusivas de segurança alimentar e nutricional.
CLIQUE AQUI e confira a galeria de fotos: Fotógrafa: Luci Sallum/PMC