A Prefeitura de Contagem está comprometida em tornar nossa cidade um lugar mais seguro e acolhedor para todas as mulheres. Nesse sentido, no mês de agosto, que remete à conscientização quanto ao combate à violência contra a mulher, forças foram unidas para criar um ambiente de respeito, igualdade e empoderamento feminino. Todas as ações fizeram parte do “Agosto Lilás”, uma campanha de enfrentamento à violência doméstica contra a mulher que conta com o apoio da Prefeitura.
A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania realizou uma série de ações como rodas de conversas, palestras, atendimentos, cadastramentos e direcionamentos para empregos, o que visou não apenas a educação, mas conscientização sobre os próprios direitos das mulheres.
“Juntos podemos criar uma rede de proteção e transformação, dando voz às vítimas e combatendo a violência. É importante disseminar o conhecimento, levantar discussões e fortalecer o movimento pelo fim da violência contra a mulher. Não há dúvidas que quando a sociedade se une em causas importantes, como esta, é possível pensar em como construir um futuro onde todas as mulheres possam viver sem medo e com plena dignidade”, destacou a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, Daniela Tiffany.
Na terça-feira (29/8), um encontro foi promovido para as moradoras dos residenciais Icaivera I e II. “Foi uma reunião pedida pelas próprias mulheres que moram no local. O objetivo foi o de auxiliá-las quanto às dúvidas e como podem fazer denúncias, quais os serviços que a Prefeitura oferece nesse sentido, e possíveis soluções para esses problemas sociais enfrentados por elas”, relatou a secretária.
De acordo com a superintendente de Políticas para as Mulheres, Neimara Lopes, desde 2021, estão sendo desenvolvidas várias políticas públicas para as mulheres, seja no Espaço Bem-Me-Quero ou fora dele, com várias ações de conscientização, prevenção à violência, fortalecimento delas, com a finalidade de se buscar o rompimento do ciclo da violência doméstica.
“Temos focado em políticas estruturantes e estruturais, em três eixos, com enfrentamento à violência, participação política e fortalecimento econômico das mulheres. Dessa forma, seja por meio de fóruns, palestras, rodas de conversas ou atendimento especializado, vamos colhendo frutos no presente e projetando um futuro melhor. Este mês, com o Agosto Lilás, intensificamos as ações, com mutirão, acolhimento, difusão dos serviços e rede de proteção disponibilizados pela Prefeitura”, explicou.