Para orientar o público da terceira idade sobre os direitos do consumidor e alertá-los sobre possíveis golpes, a Prefeitura realizou a palestra “60+: revelando direitos, desarmando golpes”, na última sexta-feira (18/8), no parque Gentil Diniz. O evento contou com aproximadamente 80 pessoas, entre idosos e profissionais que fazem parte do Programa “Contagem na Maturidade”, com o objetivo de serem multiplicadores para os mais de 3.000 idosos que participam das atividades, nas oito regiões da cidade.
A ação foi promovida pelo Procon Contagem, em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Contagem e do Procon-Mg.
A palestrante e servidora do Procon-MG, Deiser Maria Ferreira Roscoe, falou sobre os diversos golpes que a população sofre, como as ofertas por telefone e empréstimo consignado. “Infelizmente, quanto maior a faixa etária, mais são as pessoas que sofrem golpes. Os empréstimos, por exemplo, são ofertados a todo momento. Então, propostas como essas facilitam para que idosos fiquem superendividados. Precisamos a cada dia ter mais informações para não cairmos em novas armadilhas”.
O promotor de Justiça de Defesa do Consumidor de Contagem, Alex Soares Nacif, alegou que o Ministério Público não é apenas um órgão fiscalizador, mas sim de fomentar políticas públicas em busca de uma comunidade melhor. “Essa ação educacional objetiva passar a informação de como deve ser um relacionamento do consumidor com as instituições financeiras; a não cair em golpes e, caso isso aconteça, saber como agir e a quem procurar”.
“Os nossos desejos são sempre de construir uma política interseccional. A melhor defesa que podemos ter na nossa relação de consumo, é a informação. O consumidor bem-informado é o consumidor que não será enganado”, afirmou o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino.
Alguns idosos compartilharam experiências, como Maria Auxiliadora da Silva, 71, que realiza as atividades do programa na unidade do parque Amendoeiras. “Em menos de 15 dias sofri um golpe e, por pouco, não caí em outro. Palestras como essa são muito importantes para nós que somos da terceira idade, pois tem muito idoso que cai em golpes. Inclusive, até anotei algumas coisas que percebi que serão importantes para o dia a dia”, argumentou.
Programa Contagem na Maturidade
O programa tem o objetivo de promover políticas públicas com a oferta de ações e serviços à população idosa, em todas as regionais, garantindo o direito ao envelhecimento digno, ativo e saudável, respeitando as diversidades e auxiliando na efetivação dos direitos humanos.
Atualmente, os idosos podem participar das atividades em 33 núcleos, espalhados nas oito regionais da cidade. A Prefeitura oferece uma extensa lista de atividades físicas e jogos (ginástica coletiva, treinamento multifuncional, jogos de salão, xadrez, dama, baralho e postura funcional); artesanato (corte e costura, pintura em tela e tecido, bordado, entre outras propostas); dança e musicalização (dança de salão, dança livre, dança cigana, forró, dança do ventre, dança flamenca, oficina de instrumentos e coral); atividade de lazer e cultura (excursões, visitas guiadas, teatro, cinema e shows); além de serviços, cursos e oficinas (informática, funções básicas de smartphone, direitos humanos e cidadania, teatro, horta comunitária).
Para participar do Contagem na Maturidade é necessário entrar em contato com a regional de referência e/ou os núcleos que já estão em execução. Os interessados também podem ligar na Superintendência de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa no número 3352-5749.
Clique e confira a galeria de fotos. Fotógrafo: Ronnie Von/PMC