As campanhas de prevenção e conscientização sobre a violência contra a mulher, motivadas pelo Agosto Lilás, continuam acontecendo em todo o município. Na região do Riacho três ações marcaram o mês: o Bem-Me-Quero Itinerante, a atividade com as turmas do “Contagem na Maturidade” e a Blitz do Agosto Lilás.
A superintendente de Políticas Públicas para as Mulheres, Neimara Lopes, explicou que as campanhas acontecem no mês de agosto devido a duas importantes datas: a sanção da Lei Maria da Penha, 7 de agosto, e o Dia Estadual de Enfrentamento ao Feminicídio, 23 de agosto. “A Prefeitura de Contagem busca promover o acesso facilitado às políticas, já existentes na cidade, de prevenção e acolhimento às mulheres em situação de violência doméstica ou familiar”.
Como aponta o administrador regional, José Rodrigues, “o objetivo da Regional Riacho foi levar informação à população sobre a violência contra a mulher e incentivar as vítimas a procurarem ajuda, principalmente por meio do Bem-Me-Quero”, espaço, localizado no centro de Contagem, com serviços de acolhimento, atendimento e orientação às mulheres vítimas de algum tipo de violência.
Para isso, as ações desenvolvidas buscaram dialogar com os moradores, abrindo espaço para a escuta e esclarecimento de possíveis dúvidas. Nos núcleos do “Contagem na Maturidade” no Riacho, Durval de Barros e Vila Diniz as alunas conheceram mais sobre as ações que a Prefeitura promove para o enfrentamento da violência contra a mulher.
Já a Blitz do Agosto Lilás aconteceu na última sexta-feira (16/8), no cruzamento da rua Rio Comprido com a avenida Firmo de Matos. Diversos servidores se mobilizaram para, além de distribuir o folheto informativo, também conversar com a população sobre o tema. Para a realização da atividade a Regional Riacho contou com o apoio da Transcon e da Guarda Municipal, que disponibilizou a mascote Duda.
Na ocasião, a guarda civil Renata, ressaltou o trabalho da Patrulha da Mulher. “A Guarda de Contagem tem como ‘carro chefe’ seu trabalho de prevenção a violência doméstica e familiar, apoiando diversas ações de prevenção nas escolas e nas comunidades”.
Morador do bairro Novo Riacho, Carlos Gomes, gostou de receber as informações sobre o funcionamento do Bem-Me-Quero e acredita que mais ações de prevenção devem acontecer. “Eu não conhecia o espaço, mas agora saio bem informado. Esta é uma excelente ação pois, infelizmente, a maioria de nós tem acesso a uma mulher que precisa de acolhimento e é bom saber e poder orientar”.