Uma operação integrada da Guarda Civil de Contagem (GCC), Vigilância Sanitária e Polícia Civil, nesta quarta-feira (16/8), identificou farmácias nas regiões Sede e Riacho, onde ocorria a venda de medicamentos vencidos e sem receita médica. A “Operação Tarja Preta”, que teve como objetivo fazer buscas e apreensões em quatro alvos na cidade, foi desencadeada a partir de denúncias da população. A fiscalização começou de manhã cedo e de forma simultânea nos estabelecimentos.
Uma das farmácias, que havia sido interditada há mais de cinco meses, utilizava-se de dois anexos - bares próximos ao estabelecimento, como espaço para vendas dos fármacos. Haviam também produtos vencidos, armazenamento irregular de produtos e medicamentos escondidos em pontos estratégicos. “Essa operação reflete o quanto as ações integradas são importantes. Nosso papel foi de apoiar a Vigilância Sanitária e auxiliar na articulação com os demais órgãos envolvidos”, destacou a comandante da Guarda, Anita de Carvalho.
Em um dos locais funcionava um jogo do bicho e havia até equipamentos eletrônicos (caça-níqueis), que foram apreendidos pelos agentes da Polícia Civil. A Vigilância Sanitária Municipal ainda fará um levantamento do tipo e quantidade de produtos recolhidos.
Fotos: Leonardo Melo/PMC