Os moradores da cidade já podem ver o retorno da participação popular na administração municipal. Ações e obras escolhidas como prioritárias pela população por meio dos Conselhos Regionais encontram-se em execução e algumas já estão sendo entregues. Na região Industrial, a requalificação do beco Nossa Senhora Aparecida, na Vila Aparecida, é um bom exemplo dessas intervenções.
Entregue para a população nessa quarta-feira (16/8), o beco Nossa Senhora Aparecida, passou por uma intervenção completa, com implantação de passeio e pavimentação, reforma de escadaria e melhorias na captação de águas pluviais. Os investimentos foram da ordem de R$ 184 mil.
Ao inaugurar oficialmente a requalificação aos moradores, a prefeita Marília Campos destacou que as melhorias são fruto da participação popular que atua junto a uma gestão empenhada em estimular canais de escuta em todos os setores. “A população indica as obras prioritárias e a gente executa o que mais precisam. Governar Contagem é um grande desafio”.
Segundo o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Rômulo Perilli, a infraestrutura do local estava deteriorada. “Entre os benefícios alcançados com as intervenções, está a acessibilidade do local, que foi aprimorada, de modo que, agora, os pedestres podem desfrutar do espaço com segurança e sem restrições”, destacou.
“Há tempos que o beco não recebia benfeitorias e na época das chuvas, alagava em alguns pontos. Fizeram intervenções para melhor captação da água e para maior segurança para a locomoção dos moradores”, contou Maria Aparecida Marques, conselheira regional pela Vila Aparecida, que encaminhou a solicitação da obra.
Obras prioritárias
Além da entrega do beco totalmente requalificado, a prefeita visitou, ainda, as obras de revitalização que estão sendo executadas nos becos Coqueiro, Limoeiro e Cajueiro, na Vila Barraginha. Na oportunidade, Marília conversou com os moradores e destacou as ações implementadas na região do Industrial como o Programa Asfalto Novo, a construção de um Centro de Municipal de Educação Infantil (Cemei), a UPA Monte Cristo que será inaugurada em setembro e uma nova iluminação pública, que vai contemplar também a praça da Barraginha.
“Foi uma tarde muito especial, porque são locais populosos cujos problemas não são visíveis para a população em geral. Temos o compromisso de dar atenção a todas as regiões da nossa cidade”, ressaltou.
Nos três becos da Vila Barraginha, cujas casas foram erguidas na confluência de dois córregos, o grande problema são as enchentes na época de chuva. Para minimizar o problema. “A obra trará um pouco de alento para os moradores. A rede começou a não suportar a vazão da água que ainda recebe o despejo de esgoto de empresas próximas. Nos últimos quatro anos, as enchentes foram constantes. Esperamos que agora o problema seja resolvido e que possamos dormir tranquilos nos períodos de chuva”, afirmou Renata Fátima de Siqueira, conselheira da Vila Barraginha.
Escolhida como prioritária no Conselho Regional Industrial obra de revitalização dos becos está em andamento. Fotos: Janine Moraes/PMC
Ao mesmo tempo, a população está sendo educada para não jogar lixo e móveis nos córregos. “A cada três meses visitamos os becos para um trabalho de conscientização e limpeza preventiva”, completou a administradora da Regional Industrial, Renata Gomes.
A obra orçada em R$ 170 mil, prevê melhoria na drenagem de águas pluviais e a correção do piso, visando melhorar a infraestrutura, evitar problemas de alagamento e proporcionar um ambiente mais seguro e funcional para a comunidade.
Participação popular
Criados em 2021, pela Prefeitura de Contagem, os Conselhos Regionais de Participação Popular são parceiros essenciais na execução das políticas públicas em cada uma das oito regiões de Contagem. Por meio deles, a gestão abre uma escuta qualificada para governar o município com a participação popular e assim fazer as melhorias que a população julga mais necessárias.
No final do ano passado, o Conselho Regional Industrial decidiu, de maneira democrática, nove obras prioritárias a serem executadas na região. Além das reformas dois becos, estão previstas, em 2023, a construção de muro de contenção na rua Garcia Rodrigues (bairro Jardim Industrial); ampliação da UBS Industrial III seção, com construção de copa, sala de almoxarifado e sala de reunião e apoio dos ACSs (bairro Industrial); construção de muro de contenção na rua Alexandrina (Jardim Industrial); requalificação do CSU Amazonas, com instalação de playground e área coberta (bairro Amazonas); implantação de concertina, pintura e grafite no muro do Cemitério da Glória (Bairro Bandeirantes); reforma da quadra de esportes da Vila São Paulo, na praça em frente à Escola Virgílio de Melo Franco (Vila São Paulo) e a reforma da praça dos Trabalhadores, com implantação de um monumento histórico (bairro Cidade Industrial).
Clique e confira as fotos dos becos Coqueiro, Limoeiro e Cajueiro. Fotógrafa: Janine Moraes/PMC