No SUS Contagem, o mês de agosto está sendo marcado pela campanha “Agosto Dourado” que incentiva o aleitamento materno, prática que aproxima e fortalece os laços de mãe e filho. As equipes de saúde da família nos distritos sanitários estão trabalhando a temática com gestantes e puérperas, promovendo encontro de grupos para dar orientações e também esclarecimentos de dúvidas nesta fase tão importante da vida da mãe e do bebê.
A equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Chácaras, na região Sede, entrou no clima do mês e, além de decorar toda a unidade, reuniu gestantes e puérperas referenciadas para abordar sobre os benefícios da amamentação, tanto para o bebê quanto para a mãe. O encontro, além de aproximar as mães que estão passando pelo mesmo período do pré e pós-parto para compartilharem experiências sobre as dificuldades ou dúvidas no aleitamento, permitiu um mamaço, ou seja, momento de união e apoio entre as mulheres presentes.
Para Adrielle Cristina, mãe da Vitória de dois meses de idade, que participou da roda de conversa, esse espaço de diálogo e troca de experiências com os profissionais e com quem está passando por esse momento, é fundamental para entender a importância do aleitamento materno. “Acho que nós temos que conscientizar. Muitas mães têm medo de amamentar, por isso ações como essa são importantes, porque tiramos dúvidas e ajudamos umas as outras”, pontuou.
A enfermeira da UBS Chácaras, Sandra Vasconcelos, explicou que esclarecer dúvidas sobre a amamentação é essencial para o incentivo da prática, uma vez que o aleitamento materno vai muito além da alimentação do bebê. “Fizemos uma palestra em conjunto com os agentes de saúde, falando da importância do mês, reforçando os benefícios da amamentação. Amamentar traz inúmeros reflexos positivos na vida da mãe e do bebê.”, pontuou.
Ela também explicou que durante a conversa, uma das dúvidas mais levantadas foi sobre o número de mamadas recomendadas para o recém-nascido. “A livre demanda, ou seja, que a criança seja amamentada na hora que quiser e quantas vezes quiser é fundamental. Na amamentação, o recém-nascido precisa exercitar a musculatura para fortalecê-la e aprender a sugar, então é necessário oferecer o peito na hora que ele demandar, assim também a produção do leite materno é estimulada”, disse.
Agosto Dourado
Instituída pela Lei Federal nº 13.345, de 12 de abril de 2017, a campanha do “Agosto Dourado” tem como objetivo simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação. Desta maneira, a cor dourada tem relação com o padrão ouro de qualidade do leite materno, que é um alimento completo com as fontes de vitaminas e nutrientes necessários para o desenvolvimento dos bebês. Portanto, até os seis meses, o pequeno não precisa de outro alimento além do leite. A recomendação é que o bebê continue sendo amamentado pelo menos até os dois anos de idade, mesmo após a introdução alimentar.
Benefícios da amamentação para o bebê
Benefícios da amamentação para a mãe
Clique aqui e confira as fotos. Fotógrafo: Fábio Silva/PMC