A 2ª edição da feira do Projeto "Achega" agitou a comunidade do bairro Darcy Vargas neste sábado (12/8) e atraiu moradores de todas as idades da região. O evento, que ocorreu na praça Odete Valadares, tem como objetivo promover o comércio local, a convivência comunitária, além de proporcionar um ambiente com atividades culturais e de lazer para as famílias.
A prefeita Marília Campos esteve presente, e, na ocasião, conversou com os empreendedores e visitantes. Ela destacou a importância destas iniciativas, que proporcionam à comunidade cultura, gastronomia e artesanato.
“Fiquei encantada com cada barraquinha dessa feira, que foi planejada, virou realidade e que ajuda na geração de renda das famílias, além de promover lazer e cultura nas diversas regiões da cidade", comentou.
Idealizado e organizado por Dayana Mota Rezende Silva, chefe de cozinha e proprietária da confeitaria Artesanal Amoret, localizada ao lado da praça, o projeto surge como uma oportunidade de fortalecer os laços entre a população local e os comerciantes da região.
“Como o próprio nome já diz, o Projeto "Achega", surgiu para valorizar nosso bairro, a gastronomia, a cultura e nossos empreendedores, além de girar a economia local, proporcionando não apenas uma experiência, mas também promovendo um espaço de convivência, lazer e diversão para famílias inteiras”, explicou.
O evento é uma celebração da comunidade do bairro Darcy Vargas, trazendo à tona uma variedade de barracas de comida, como salgados, hambúrgueres, churrasco, bebidas, entre outros, proporcionando aos visitantes uma oportunidade de experimentar uma variedade alimentícia.
Além da gastronomia, o Projeto "Achega" também conta com um mercado de artesanato, que reflete a autenticidade e criatividade da comunidade local. Ele possui uma variedade de peças, que vão desde bijuterias e jóias feitas à mão; camisetas; canecas e até produtos de beleza.
A moradora da região, Amanda Fernandes de Lima, aproveitou a oportunidade para conhecer um pouco mais sobre o projeto e também levar a filha para curtir a tarde de sábado e interagir com outras crianças.
“Esse tipo de atividade nos dá a oportunidade de sairmos de casa, de nos aproximarmos de outras pessoas, além de aproveitarmos a música e comida boa. Fico encantada de participar desses eventos, de trazer minha filha e também de ajudar o bairro, promovendo tudo que há de melhor aqui”, finalizou.
Já Daniela Cristina saiu do bairro Conjunto Água Branca para prestigiar o festival e curtir o dia com a família. “Muito bacana isso, o bairro precisa dessa descontração, desses encontros. É um evento tranquilo, familiar e que só beneficia a comunidade”.
A feira do Projeto "Achega" tem se tornado um dos destaques para a comunidade do Darcy Vargas, fortalecendo os laços entre as pessoas e proporcionando momentos inesquecíveis aos presentes. As próximas edições do projeto estão marcadas para acontecerem durante os meses de outubro e dezembro.
A praça Odete Valadares, já conhecida como um ponto de encontro entre os moradores, promete se transformar em um verdadeiro cenário de celebração, com músicas, atividades para crianças com uma explosão de sabores e cores.
A realização tem o apoio da Prefeitura de Contagem e do vereador Bruno Barreiro, que reforçou a importância de eventos como esse para a promoção do comércio e a criação de espaços de encontro para os moradores.
“O festival não apenas fomenta a economia local, mas também fortalece os vínculos entre os membros da comunidade, criando um ambiente onde todos se sentem bem-vindos e parte de algo maior”, falou.
Galeria de fotos: Fábio Sila/PMC